AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA ATLETAS DO PARAJASC

Autores

  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó
  • Alisson Júnior Cozzer Unoesc Campus Chapecó

Resumo

O Projeto de Monitoria e Extensão em Avaliação Psicológica do Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) realiza avaliações psicológicas de atletas para os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), constituindo uma parceria entre o serviço e a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) de Chapecó. O contexto amplo do projeto permitiu inserir esta atividade prática como uma demanda específica, possibilitando a participação de alunos graduandos do curso de Psicologia, além de monitores e psicólogas responsáveis. O objetivo deste trabalho tem sido realizar avaliação psicológica com foco na comprovação de deficiência intelectual (DI) de atletas selecionados para participar do Parajasc em diferentes modalidades. Ao final do processo avaliativo é construído um relatório psicológico com a informação de aptidão. No  total foram avaliados 37 atletas nesta proposta de protocolo, sendo 20 no ano de 2016, 11 em 2017 e 6 em 2018. Os resultados considerando os três anos de atividade apontaram 55% de atletas com desempenho intelectualmente deficiente, 35% apresentaram desempenho intelectual limítrofe e 10% desempenho médio inferior. Ressalta-se que o diagnóstico de DI leva em consideração não só o funcionamento intelectual medido pelos instrumentos psicológicos, mas também as habilidades adaptativas do sujeito em seu contexto. Desta forma, 100% da amostra foi considerada em condição de DI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Alisson Júnior Cozzer, Unoesc Campus Chapecó

Monitor de Avaliação Psicológica do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Garghetti, F. C., & Cozzer, A. J. (2018). AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA ATLETAS DO PARAJASC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18076

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>