PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO: APRESENTAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E DISCUSSÃO SOBRE A PRÁTICA DE REABILITAÇÃO PSICOLÓGICA

Autores

  • Josiane dos Santos
  • Mirian Cestari Nieburh

Resumo

Existe uma demanda crescente de trabalhadores, que em função do trabalho laborativo estão desenvolvendo patologias psicológicas, em decorrência do ambiente e das relações deste ou memo sendo agravadas. Havendo ou não uma pré-disposição a determiadas doenças, o ambiente de trabalho quando sendo fonte estressora exige uma adaptação para o enfrentamento demandando muito esforço psicológico, causando prejuízos a saúde física e psicológica do funcionário.

O objetivo da atividade foi apresentar algumas perspectivas em relação ao trabalho, diagnóstico, encaminhamentos, afastamento e reabilitação, bem como avaliação de ambientes, relações e mercado para a recolocação do sujeito acometido de transtorno mental. Três profissionais que atuam diretamente com funcionários e afastados, repassaram como funciona a atuação e apresentaram as suas percepções em relação ás doenças relacionadas ao trabalho, também apresentaram a importância do trabalho multidisciplinar, e quais os melhores métodos para uma recolocação efetiva do trabalhador. A atividade proporcionou aos acadêmicos perceber a visão  dos profissionais ligados à saúde, bem como entender as perspectivas sobre diagnóstico e como conduzem a profissão. No campo da reabilitação, além de experienciarem um novo campo a ser explorado pelo profissional, aprofundaram sobre as principais psitopatologias e quais os métodos mais aplicáveis para reabilitar um segurado afastado. 

Palavras chave: Trabalho. Psicopatologia. Reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Santos, J. dos, & Nieburh, M. C. (2018). PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO: APRESENTAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E DISCUSSÃO SOBRE A PRÁTICA DE REABILITAÇÃO PSICOLÓGICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18051

Edição

Seção

Videira - Ensino