PRÁTICAS E DIFICULDADES DE INCLUSÃO SOCIAL NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: um estudo de caso

Autores

  • Leticia Adriano de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Graciele Tonial Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Regina Oneda Mello Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

A inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD’s) faz parte da política de responsabilidade social empresarial, tornando-se uma exigência legal, a fim de minimizar problemas de disfunções sociais. O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas e dificuldades no processo de inclusão social no contexto organizacional. Esta pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva, a partir da abordagem qualitativa, com apropriação e triangulação de evidências. A estratégia de pesquisa é caracterizada como estudo de caso. Os métodos utilizados para levantamento dos dados foram entrevistas e análise de documentos. As entrevistas em profundidade foram realizadas por meio de um roteiro semiestruturado. Foram entrevistados os gestores da empresa objeto deste estudo e analisados documentos como relatórios de sustentabilidade da empresa na modalidade GRI, site da empresa e legislação brasileira vigente. Os resultados indicam que a organização em estudo apresenta práticas de inclusão social, por meio de implantação de programas, com políticas de potencialização de práticas de inclusão e programas de retenção e crescimento na empresa. Dentre as dificuldades, ressalta-se a dificuldade de recrutamento de candidatos e questões específicas de acessibilidade correlacionadas às funções específicas da indústria.

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Biografia do Autor

Leticia Adriano de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Graduanda do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Graciele Tonial, Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestre pela Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Regina Oneda Mello, Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

de Oliveira, L. A., Tonial, G., & Mello, R. O. (2018). PRÁTICAS E DIFICULDADES DE INCLUSÃO SOCIAL NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: um estudo de caso. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17996

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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