AVALIAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE TELA PARA SOMBREAMENTO NO CULTIVO DA ALFACE CRESPA E LISA.

Autores

  • GILBERTO LUIZ CURTI UNOESC-XANXERÊ
  • Ceser Antonio ORLANDI JUNIOR Unoesc - xanxerê
  • Vanderson Reinaldo LAZARINI Unoesc - Xanxerê
  • Cristiano NUNES NESI NESI, Cristiano NUNES.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito das telas preta e verde para sombreamento no cultivo da alface lisa e alface crespa. O trabalho foi conduzido no município de Ipuaçu– SC. As mudas foram adquiridas no comercio local. Após o devido preparo do solo, foram efetuados o plantio das mudas, sendo utilizado o delineamento experimental em blocos casualizados e tratamentos no esquema fatorial 2x2, com os  tratamentos:  Tela para sombreamento preta e   tela verde combinadas com as cultivares de alface lisa e alface crespa. As avaliações do desenvolvimento foram efetuadas uma vez por semana, até a   colheita, aos 45 dias após o transplante das mudas, quando as plantas apresentaram o máximo desenvolvimento vegetativo. Para a colheita efetuou-se o corte da haste das plantas abaixo da inserção das folhas basais rente ao solo. No momento da colheita foram efetuadas avaliações referente a altura e o peso das plantas de forma aleatória nos canteiros em cada tratamento. Os dados foram submetidos à análise de variância.Para altura houve efeito significativo do sombrite, com maiores alturas no  sombrite preto (19,31 cm) em relação ao verde (17,69 cm). Para peso, houve interação significativa entre sombrite e cultivar, com lisa mais pesada que crespa no sombrite verde e crespa mais pesada no sombrite preto em relação ao verde. Neste sentido, as telas de sombreamento favorecem no  peso e crescimento da alface crespa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GILBERTO LUIZ CURTI, UNOESC-XANXERÊ

Mestre em Agronomia, Área de Concentração Produção Vegetal, pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010). Graduado em Agronomia pela UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2004). *Possui experiência nas áreas de Agronomia: Já atuou nas áreas de Horticultura como paisagismo, produção de flores e plantas ornamentais, olericultura, fruticultura e florestas bem como plantas forrageiras, marketing, capacitação de produtores e técnicos, difusão de tecnologias e eventos na EPAGRI/Chapecó. *Atua atualmente na EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A; como responsável pelo CEPA/Chapecó - Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola de Santa Catarina, na Região Oeste, (http://cepa.epagri.sc.gov.br/). *Atualmente também Professor de Olericultura, Fruticultura, Floricultura e Paisagismo e Ergonomia e Segurança no Trabalho, na UNOESC -Universidade do Oeste de Santa Catarina. Agronomia/Campus de Xanxerê.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

CURTI, G. L., ORLANDI JUNIOR, C. A., LAZARINI, V. R., & NESI, C. N. (2018). AVALIAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE TELA PARA SOMBREAMENTO NO CULTIVO DA ALFACE CRESPA E LISA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17979

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>