MÍDIA E DIREITOS HUMANOS: A REPRESENTATIVIDADE E A INCLUSÃO DE MINORIAS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Marcio Giusti Trevisol UNOESC
  • Ariana Grzegozeski Schneider Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O presente estudo é resultado do projeto de pesquisa Mídia e Direitos Humanos; as representações sociais dos estudantes universitários sobre a diversidade de gênero na publicidade no Meio Oeste Catarinense aprovado no edital EDITAL Nº 14/ UNOESC-R/2018 do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina - UNIEDU e discute uma demanda latente e complexa de nossa sociedade que se refere aos Direitos Humanos e sua relação com a comunicação de massa. No ambiente midiático as questões que tangem o reconhecimento dos direitos humanos ganham vulto, em especial, pela constante pressão da sociedade civil através de movimentos organizados que forçam uma reconfiguração da publicidade. O objetivo é apontar como a comunicação de massa representa certas mimorias sociais. Para tanto, a pesquisa se catatriza como exploratória com uma abordagem de ordem teórico-bibliográfica sobre o tema investigado. Embora a pesquisa seja embionária, visto que faz parte de um projeto maior, é possível apontar que embora as pressões sociais de movimentos da sociedade civil façam pressão para um mudança da mídia com relação ao respeito aos dirietos humanos ainda é tímida a mudança na represnetatividade de certos segmentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, UNOESC

Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde ministra o compomente Curricular de Ciência Política e Ética e Sociedade.

Ariana Grzegozeski Schneider, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Estudante da 6ª fase do curso de Publicidade e Propaganda, bolsista do programa Uniedu.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Trevisol, M. G., & Schneider, A. G. (2018). MÍDIA E DIREITOS HUMANOS: A REPRESENTATIVIDADE E A INCLUSÃO DE MINORIAS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17923

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>