DIRETRIZES PARA A PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO: PARKINSON

Autores

  • Diego Fernandes de Medeiros
  • Douglas Negrão Wolffenbuttel
  • Renan Negrão Wolffenbuttel
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

A doença de Parkinson é crônica e degenerativa do sistema nervoso central que resulta da morte de neurônios motores da susbtância negra, diminuindo a dopamina na via negroestriata. Possui progressão lenta e afeta principalmente pessoas acima de 50 anos. Apresenta distúrbos motores como bradicinesia (lentidão do movimento), hipocinesia (menor amplitude do movimento), acinesia (dificuldade em iniciar os movimentos), tremor, rigidez e déficits de equilíbrio e marcha. Com a progressão da doença, os pacientes podem apresentar desordens cognitivas, déficit de memória, disfunção visuoespacial, dificuldades em realizar movimento sequencias ou repetitivos, freezing e lentidão nas respostas psicológicas. A realização de exercício físicos minimiza e retarda a evolução dos sinais e sintomas motores, como a rigidez parkinsoniana e o tremor, proporcionando aumento da função motora e melhoria da capacidade física e respiratória, qualidade de vida e nos casos associados à depressão. Dentre os diferentes tipos, o treinamento funcional e o exergame são modalidades novas no treinamento físico de indivíduos com doenças neurológicas, e têm demonstrado resultados significativos na melhora da função muscular. As pessoas com o diagnóstico de Parkinson devem receber reeducação e manutenção das atividades físicas da vida diária indispensáveis para a melhora dos sintomas apresentados pela doença. Sem a realização de exercícios físicos, os músculos tendem a se atrofiar, contrair e, por fim, diminuir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Medeiros, D. F. de, Wolffenbuttel, D. N., Wolffenbuttel, R. N., & Zawadzki, P. (2018). DIRETRIZES PARA A PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO: PARKINSON. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17886

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>