DIAGNODONTO: UM APLICATIVO DE AUXILIO DIAGNÓSTICO EM PATOLOGIA BUCAL

Autores

  • Larissa Ferreira
  • Marcelo Muniz
  • Soraia Watanabe Imanishi
  • Acir José Dirshnabel
  • Bruna Eliza de Dea
  • Mariana Machado de Moraes Costa
  • Léa Maria Franceschi Dallanora
  • Leonardo Flores Luthi
  • Grasieli de Oliveira Ramos

Resumo

A presença de novas tecnologias de comunicação e informação possibilitam a inovação, interação, troca de dados e pesquisa em diversos segmentos da sociedade. Dentro da área da saúde o uso de dispositivos móveis pode melhorar a prestação de serviços quer seja auxiliando em diagnósticos, acompanhamento de pacientes ou até mesmo proporcionando diretrizes durante a consulta. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um aplicativo para smartphones de modo a constituir uma ferramenta auxiliar no diagnóstico de patologias que acometem a cavidade oral, podendo ser utilizado por Cirurgiões Dentistas e alunos graduandos em Odontologia. Para isto, foi realizada uma coleta de dados sobre 26 patologias/lesões julgadas as mais frequentes na clínica diária, tais informações foram anexadas ao aplicativo. Conforme a característica clínica da doença inserida pelo usuário, que estará sendo analisada em boca, o aplicativo buscará, nos dados salvos, quais as hipóteses diagnósticas se encaixam nas características descritas pelo usuário, listando-as. Com esta listagem o usuário terá acesso as informações sobre cada doença, como características clínicas, radiográficas (quando aplicáveis) e histológicas, fotos clínicas e condutas indicadas para o caso. O aplicativo encontra-se em fase de testes e será em breve colocado em funcionamento. O uso do aplicativo não dispensa o atendimento por profissionais qualificados, porém em casos mais simples o cirurgião dentista pode realizar o tratamento do seu paciente sem o ônus de uma consulta com um especialista da área do diagnóstico bucal.

Palavras-chave: Gestão de ciência, tecnologia e Inovação em saúde. Tecnologia da Informação. Telemedicina Diagnóstico bucal. Educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Ferreira, L., Muniz, M., Watanabe Imanishi, S., José Dirshnabel, A., Eliza de Dea, B., Machado de Moraes Costa, M., Maria Franceschi Dallanora, L., Flores Luthi, L., & de Oliveira Ramos, G. (2018). DIAGNODONTO: UM APLICATIVO DE AUXILIO DIAGNÓSTICO EM PATOLOGIA BUCAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17884

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>