LÚDICO PARA CRIANÇAS PRATICANTES DE NATAÇÃO: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR MULTIDISCIPLINAR

Autores

  • Andreia de Melo Camargo
  • Cecília Possamai Marafon
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

Este relato de estágio teve em vista demonstrar a experiência de trabalhar e melhorar as capacidades físicas mais utilizadas na natação através de atividades lúdicas com crianças que estão na fase de iniciação. Nesta etapa as crianças dão início a caracterização dos nados competitivos, o que exige dos praticantes maiores níveis de resistência cardiorrespiratória, força e coordenação motora. O projeto consistiu em melhorar as características trabalhadas nas aulas por meio do reforço de aprendizagem com atividades lúdicas. As aulas de intervenção foram aplicadas de forma recreativa. As crianças mostraram bastante curiosidade por todas as atividades. Foi possível notar um maior interesse nas atividades que traziam materiais diferentes do que os que são utilizados nas aulas. As maiores dificuldades na intervenção foram as distrações em relação as turmas que dividem a piscina, e os telespectadores, pois as crianças se preocupam muito em mostrarem o que estão aprendendo e se distraem quando estão sendo observadas. Foi observado que a educação das crianças quanto ao seguimento das normas da academia facilitou a implementação do projeto, ficou claro para a estagiária a importância de cobrar rigidamente as regras e de se fazer cumprir as normas da academia para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Desta maneira, conclui-se que o estágio é de grande importância para os acadêmicos de Educação Física porque traz experiências úteis para a carreira profissional e permite compreender modos e técnicas diferentes para aplicar nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

de Melo Camargo, A., Possamai Marafon, C., & Zawadzki, P. (2018). LÚDICO PARA CRIANÇAS PRATICANTES DE NATAÇÃO: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR MULTIDISCIPLINAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17656

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>