O ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Resumo
É nítido que o Estado, não só brasileiro, mas em um âmbito globalizado, encontram-se em crise, ética e economicamente falando. Com o passar do tempo a participação dos indivíduos no destino da sociedade têm se desenvolvido de maneira a relevar cada vez mais as vontades individuais, foi dado ao conjunto de atividades que contribuem para o melhor andamento e desenvolvimento social o nome Cidadania, do latim civitas, que significa “conjunto de direitos atribuídos ao cidadão” ou “cidade”. Porém, quais são as atividades mais importantes para o exercício da cidadania, senão a mais importante, dentro do estado democrático de direitos, além do Voto, a participação direta de cada cidadão na formação política, social e cultural do Estado em que vive. Observa-se então a necessidade de definir critérios e prerrogativas para determinar o real exercício da cidadania, até que ponto o cidadão realmente contribui direta ou indiretamente para as decisões tomadas no âmbito político. Pode-se verificar na história do mundo, que a educação é o pilar principal para a evolução de uma nação, bem como dos próprios indivíduos, e é nela que se devem depositar todos os esforços a fim de conquistar um futuro promissor e saudável. Busca-se demonstrar o quão superficial, ou mesmo inexistente em alguns casos, é o conhecimento dos jovens a respeito da política. O intuito aqui é agir no sentido do aperfeiçoamento do processo democrático brasileiro. Com a inclusão da matéria sugerida, os cidadãos estarão mais capacitados para entenderem a realidade política à sua volta.
Palavras-Chaves: Direito constitucional.Direitos fundamentais. Cidadania. Ciência Política.