APLICAR FOTOTERAPIA É EFETIVO NA RECUPERAÇÃO MUSCULAR? SÍNTESE DE REVISÕES SISTEMÁTICAS

Autores

  • Susana Padoin
  • Mônica Raquel Sbeghen
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

No mundo esportivo, pequenas diferenças no desempenho são capazes de discernir o sucesso do fracasso, o que mostra a necessidade de um planejamento efetivo do treinamento. Entre todos os aspectos relacionados, a readaptação ao esforço rápida permite que os objetivos de rendimento sejam atingidos em menos tempo. A fototerapia surge como um método de recuperação não invasivo e de relativo baixo custo. Entretanto, por se tratar de um tema novo, o presente estudo teve como objetivo sintetizar as conclusões de artigos de revisão sistemática para avaliar eficácia e eficiência dos protocolos utilizados. Foram encontrados quatro estudos, sendo três revisões sistemáticas com metanálise e um de revisão sistemática. Destes, um provindo dos EUA e três do Brasil, e três destes quatro abordaram estudos clínicos randomizados. Os participantes envolvidos eram homens e mulheres praticantes de voleibol, futsal, futebol, ativos ou com doença pulmonar obstrutiva crônica. Conclui-se que o método de recuperação por meio da fototerapia apresenta vantagens quando aplicado anteriormente ao exercício, melhorando o desempenho físico do indivíduo, acelerando a recuperação, preservando o tecido contra o músculo lesionado, melhorando o desempenho no músculo no decorrer do exercício, aumentando a eliminação do lactato sanguíneo e reduzindo a CK e a PCr pós-exercício. Contudo, para tratar a dor muscular tardia, sua eficácia foi limitada. Dessa forma, acredita-se que sua utilização no meio esportivo reduz o dano muscular, e consequentemente, o tempo de recuperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Padoin, S., Sbeghen, M. R., & Zawadzki, P. (2017). APLICAR FOTOTERAPIA É EFETIVO NA RECUPERAÇÃO MUSCULAR? SÍNTESE DE REVISÕES SISTEMÁTICAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14649

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>