ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS ADOTADAS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA NA COMARCA DE VIDEIRA - SC

Autores

  • Luiz Felipe Torcato Zanella unoesc
  • Larissa Botega unoesc

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar quais as práticas adotadas pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina na Comarca de Videira, SC, relacionadas aos três principais vieses do modelo de Administração Pública Gerencial: a desburocratização; a busca pela garantia da eficiência; e o tratamento do cidadão como cliente e a influência no desempenho de suas atividades. Para o levantamento de dados, utilizaram-se duas ferramentas de pesquisa, a entrevista semiestruturada, realizada com o técnico da Secretaria das Promotorias de Justiça da Comarca de Videira, e a análise documental, realizada a partir de relatórios públicos, pesquisas ao Sistema de Informação e Gestão (SIG) e conteúdo disponibilizado no site oficial da instituição. Assim, identificou-se que as práticas voltadas à Administração Pública Gerencial relacionam-se à utilização de tecnologias, como softwares e equipamentos; disponibilização de variados canais de comunicação com a sociedade e de fácil acesso; realização de campanhas junto à sociedade; desenvolvimento de nova identidade visual; investimento na qualidade do atendimento ao cidadão e gestão de pessoas; além de ferramentas da administração privada. Concluiu-se que as práticas adotadas pelo Ministério Público de Videira, com relação à Administração Pública Gerencial, influenciam positivamente o desempenho de suas atividades, já que tais práticas têm possibilitado o fortalecimento da relação do Ministério Público com o cidadão, que por meio das campanhas e ações realizadas, adquiriu mais conhecimento acerca de sua atuação.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Zanella, L. F. T., & Botega, L. (2017). ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS ADOTADAS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA NA COMARCA DE VIDEIRA - SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14618

Edição

Seção

Videira - Ensino