A PERCEPÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DO DIREITO E DA PSICOLOGIA A RESPEITO DA VITIMIZAÇÃO SECUNDÁRIA NO PROCESSO DE INQUIRIÇÃO JUDICIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL
Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa realizada junto ao Ministério Público, Direito e a Psicologia, tendo como problemática motivadora a identificação das percepções dos diferentes saberes sobre a atual forma de inquirição judicial aplicada aos infantes vítimas de abuso sexual. O objetivo é descrever as percepções dos diferentes saberes a respeito das inquirições judiciais realizadas em crianças e adolescentes vítimas de abuso. Foram elencadas no curso as percepções do Ministério Público, do Direito e da Psicologia a respeito do sistema de inquirição aplicado às vítimas de abuso sexual na infância e na adolescência, bem como a possível vitimização secundária. O trabalho teve como linha de pesquisa o método qualitativo exploratório, com questionário estruturado, aplicado a um Promotor Público, um Advogado e uma Psicóloga da Policia Civil do Estado de Santa Catarina. O tratamento dos dados deu-se a partir da técnica de análise de conteúdo com as temáticas que apontam “Vitimização Secundária”, “Vergonha e Constrangimento” e “Sofrimento Psíquico e Emocional“. Na primeira temática fica evidenciado pelos profissionais a vitimização secundária, quando ocorre exposição das vítimas a questionamentos inapropriados e mal elaborados, e também quando ocorrem excessivas repetições. “Vergonha e Constrangimento” são sentimentos presentes, vivenciados tanto pelos profissionais quanto pelas vítimas nos momentos das inquirições. A terceira temática, “Sofrimento Psíquico e Emocional”, corrobora a postulação de que um trauma explorado de maneira errônea causará consequências maiores às vítimas.Downloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
P.B.Ferreira, A. (2017). A PERCEPÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DO DIREITO E DA PSICOLOGIA A RESPEITO DA VITIMIZAÇÃO SECUNDÁRIA NO PROCESSO DE INQUIRIÇÃO JUDICIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14617
Edição
Seção
Xanxerê - Pesquisa