BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO

Autores

  • Juliane Brogliato Albuquerque Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Larissa Zaparolli UNOESC
  • Michele Dala Giacomassa UNOESC
  • Juvilde Gonçalves Padilha UNOESC

Resumo

A interação entre Universidade e comunidade, propicia o desenvolvimento de valores e sentimentos morais e éticos, fundamentais para o convívio harmonioso da sociedade. A filosofia da UNOESC, pauta-se pela inserção na comunidade onde se concretiza sua finalidade social,  se estreita relações, se fortalece parcerias, e se consolida o diálogo. A implantação do projeto de extensão da brinquedoteca na universidade, apresenta como objetivos: I) Aproximar a comunidade da universidade; II) Criar situações que propiciem o desenvolvimento de habilidades físicas, sociais e intelectuais; III) Promover o acesso da comunidade aos bens culturais produzidos pela humanidade, como uma das formas de se perceber cidadão de direitos. IV) Desenvolver atividades que ofereçam ao graduando o exercício de planejar, organizar e colocar em prática projetos de intervenção junto às crianças no espaço da Brinquedoteca. As visitas na brinquedoteca, iniciaram no mês de maio do corrente ano e aconteceram com agendamento, das escolas, creches, centros de educação infantil do município de Campos Novos. Os funcionários responsáveis pela recepção, encaminhavam as turmas até a brinquedoteca, onde eram recebidas por alunos bolsistas que desenvolviam atividades lúdicas, dirigidas, pedagógicas, culturais e também atividades livres. Até o momento foram recebidos na brinquedoteca, dez instituições de ensino, com total aproximado de 330 visitantes. Através das visitas, constata-se a  aproximação da comunidade com a  universidade, cumprindo assim, com o compromisso social através da experiência do brincar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Albuquerque, J. B., Zaparolli, L., Giacomassa, M. D., & Padilha, J. G. (2017). BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14592

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>