A DANÇA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Lovani Inês Klunck Unoesc/SMO
  • Samara de Morais Unoesc/SMO
  • Katiane Fraporti
  • Andréa Jaqueline Prates Ribeiro Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), campus São Miguel do Oeste

Resumo

O objetivo foi promover a prática da Dança no ambiente escolar visando a melhoria do aspecto motor e afetivo social em alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental Marechal Arthur da Costa e Silva. As aulas foram realizadas na escola através de cantigas e brincadeiras cantadas, com acervo muito grande de movimentos, participação, interação e socialização. Utilizou-se da abordagem desenvolvimentista, do mais simples para o mais complexo e também da construtivista onde o aluno deveria criar a sua maneira de fazer a atividade. A Dança vem acompanhando a humanidade desde a era primitiva, onde os homens primitivos dançavam em forma de ritual para se aquecer e comemorar uma boa caça. Os paleolíticos usavam dessa arte para expressar seus sentimentos e é por isso que esse conteúdo é tão importante para ser trabalhado na Educação Física escolar, pois o mesmo está inserido nos PCN’s no bloco de atividade rítmica e expressiva. Sem dúvida, a Dança ainda é um conteúdo pouco trabalhado nas aulas, porém é muito importante desenvolvê-lo no âmbito escolar, pois por meio dela os alunos tem uma experiência motora e social muito ampla e benéfica. E uma forma é por meio de cantigas e brincadeiras cantadas. Conclui-se que o uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilita aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribui para o processo ensino aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Jaqueline Prates Ribeiro, Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), campus São Miguel do Oeste

Educação Física - ACV

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Klunck, L. I., de Morais, S., Fraporti, K., & Prates Ribeiro, A. J. (2017). A DANÇA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14587

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>