AVALIAÇÃO POSTURAL E DO PESO DA MOCHILA EM ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE JOAÇABA

Autores

  • Antuani Rafael Baptistella
  • Andiara M Zanella
  • Viviane Zotti
  • Karine Lorenzi
  • Janaina Silva

Resumo

Introdução: A postura pode ser definida como uma posição ou atitude corporal na qual há um estado de equilíbrio dos segmentos corporais, ou seja, um arranjo harmônico tanto em situações dinâmias quanto em disposição estática. As alterações posturais são um problema prevalente na população e que afetam comumente crianças e adolescentes. Geralmente são corrigidas esponteamente, porém podem persistir ocasionado um compromentimento funcional. Objetivo: identificar a prevalência de alterações posturais em escolares de primeira à quarta série da E.E.B Oscar Rodrigues da Nova e E.E. B. Menino Deus, do município de Joaçaba, Santa Catarina. Resultados e Discussão: A prevalência de alterações posturais encontradas foi de 91,2% da amostra. Os principais desvios encontrados foram desvios da cabeça (31,25%),  ombros protusos (61,2%), joelho valgo (26,2%), pés valgo (27,5%), hipercifose torácica (25%), hiperlordose lombar (48,7%), escoliose (18,7%) e rotação de tronco (20%). Foi observado que 11,2% das crianças carregavam mochila acima do peso, sendo que 8  delas (88,8%) apresentavam algum tipo de alteração postural, enquanto nas crianças com peso da mochila dentro da média 91,5% apresentavam alteração postural,  contudo não houve diferença estatisticamente significante (p=0,5). Conclusão: Os resultados mostram alta prevalência de alterações posturais nos escolares avaliados, evidenciando a necessidade dos profissionais da saúde promoverem campanhas de educação postural, além da realização periódica de avaliações e encaminhamento para tratamento dos casos que necessitam de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Baptistella, A. R., Zanella, A. M., Zotti, V., Lorenzi, K., & Silva, J. (2017). AVALIAÇÃO POSTURAL E DO PESO DA MOCHILA EM ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE JOAÇABA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14575

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>