PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA SUSTENTÁVEL

Autores

  • Vinícius Alcides Bonan Unoesc
  • Anderson Saccol Ferreira UNOESC
  • Thaíria de Sena Granzotto Unoesc

Resumo

O setor financeiro brasileiro cresceu e se desenvolveu muito nas últimas décadas. Atualmente com o avanço tecnológico os exemplares arquitetônicos remanescentes da explosão bancária encontram-se defasados em relação às atividades desenvolvidas pelos bancos. Dessa forma, o objetivo da pesquisa propõe desenvolver um anteprojeto arquitetônico aliado à sustentabilidade de uma agência bancária para o município de Chapecó (SC). Embasado em um referencial teórico onde se procurou pesquisar o histórico dos bancos, desde a sua origem até a atualidade, as tipologias bancárias utilizadas e a legislação que regula o funcionamento destes estabelecimentos. Como procedimento metodológico, foram feitos estudos de caso para a verificação na prática do funcionamento de uma agência bancária, onde foi possível analisar as características físicas e funcionais que contribuíram na elaboração do anteprojeto. Observamos que a sustentabilidade tem sido um tema bastante abordado durante os últimos anos, pois se faz necessária sua implementação nas novas edificações, principalmente nas edificações de uso comercial, contribuindo para minimizar os impactos causados pela construção civil, do início da obra até sua ocupação e uso. A utilização de uma edificação sustentável para abrigar uma agência bancária se transforma em publicidade positiva, pois demonstra a preocupação da instituição financeira em preservar o meio ambiente para as gerações futuras. Como resultados foi possível reunir as informações necessárias para desenvolver o anteprojeto arquitetônico de uma agência bancária sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Alcides Bonan, Unoesc

Arquiteto e Urbanita formado pela Unoesc 2017 

Anderson Saccol Ferreira, UNOESC

Mestrado Profissional em Administração, UNOESC (2015) em andamento, pós-graduado em nível de especialização (Lato Sensu) em desenvolvimento regional e dinâmica regionais com área de concentração em políticas publicas, formado 2007 no curso de Arquitetura e Urbanismo pela UNOESC, professor, coordenador e membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC ? Xanxerê, experiência em arquitetura, planejamento urbano e construção com ênfase em criação e elaboração de projetos arquitetônicos e planejamento urbano.

Thaíria de Sena Granzotto, Unoesc

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2011). Especialista em Master em Arquitetura pelo Instituto de Pós-Graduação - IPOG (2015). Mestranda em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2019). Professora nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Sócia proprietária no escritório B+G Studio Arquitetura. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto Arquitetônico, Projeto de Interiores, Paisagismo e Gerenciamento de Obras.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Bonan, V. A., Ferreira, A. S., & Granzotto, T. de S. (2017). PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA SUSTENTÁVEL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14371

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>