ESTRATÉGIAS PARA ELABORAÇÃO DE UM PARQUE ECOLOGICO NO MUNICIPIO DE CHAPECÓ, SANTA CATARINA

Autores

  • Camila Cristina Rex Unoesc
  • Jane Pilotto Unoesc
  • Anderson Saccol Ferreira UNOESC

Resumo

As áreas verdes são fundamentais para a qualidade de vida da população urbana, se tornaram indispensáveis no planejamento das cidades, fator esse determinante para a implantação de parques nos grandes centros urbanos. Dessa forma, o tema aborda uma proposta de anteprojeto arquitetônico de um parque ecológico urbano no município de Chapecó-SC. O Parque tem a finalidade de proporcionar espaços adequados ao lazer e esporte, e assim melhorar a qualidade de vida da população adepta aos exercícios físicos em meio à natureza, bem como promover a inclusão social e práticas sustentáveis. O desenvolvimento do anteprojeto perpetuou-se por meio do estudo documental e do estudos de casos arquitetônico, além de uma profunda análise da área escolhida que permitiu chegar a um resultado satisfatório, apresentando espaços e equipamentos adequados à população como ambulatório, banheiros que respeitam as normas de acessibilidade, academia ao ar livre, horta comunitária inclusiva, playground, praça de alimentação, mirante, entre outros serviços disponíveis aos visitantes do parque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Cristina Rex, Unoesc

Arquiteta e Urbanista formada pela Unoesc 2017

Jane Pilotto, Unoesc

Possui graduação em Arquitetura e urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (1980), mestrado em ERgonomia na Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Gestão Ambiental na Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é diretora de meio ambiente na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, assessora especial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SC e professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Paisagismo, atuando principalmente nos seguintes temas: environment, paisagismo ecologico, paisagismo, health e sustainable landscape architecture.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Rex, C. C., Pilotto, J., & Ferreira, A. S. (2017). ESTRATÉGIAS PARA ELABORAÇÃO DE UM PARQUE ECOLOGICO NO MUNICIPIO DE CHAPECÓ, SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14318

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>