QUALIDADE DE VIDA E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Autores

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Tainara Fernanda Busnelo Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Nathalia Caregnatto Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Eneli Morais dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O objetivo desse projeto, é,  mostrar a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e, promover qualidade de vida saudável aos participantes do CAPS. O projeto foi realizado em duas etapas. Na primeira etapa, foi abordado o tema qualidade de vida, com o intuito de orientar sobre hábitos saudáveis, relacionamento interpessoal, atividade física e o não uso de tabagismo e etilismo. Posteriormente, efetuou-se uma dinâmica onde o participante deveria comentar sobre uma imagem que foi entregue pelas acadêmicas, direcionando a um pensamento crítico sobre a imagem recebida e como resultado, anexá-la em um painel com dois lados, positivo e outro negativo. Por fim, foi exibido um vídeo motivacional incentivando o autocuidado e melhoria nos hábitos sociais. Na segunda etapa foi apresentado, uma palestra interativa e uma dinâmica sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Nessa fase os participantes envolveram-se na dinâmica dos copos, onde, tinha como propósito alertar sobre a transmissão das doenças sexuais e direcionar um novo olhar na tentativa de reduzir o índice das DST’s, orientando e interagindo com os participantes as situações que ocorre em nosso dia a dia, promovendo educação continuada para a saúde e destacando as principais causas que atinge o bem estar do indivíduo. Obtemos resultados satisfatórios, todos os participantes desenvolveram as atividades propostas pelo grupo, apesar de suas limitações, demonstrando que, idealizarão no seu dia a dia os cuidados repassados em prol da prevenção da saúde para a melhoria da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Frozza Salvi, E. S., Busnelo, T. F., Caregnatto, N., & Morais dos Santos, E. (2017). QUALIDADE DE VIDA E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14224

Edição

Seção

Xanxerê - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>