PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO UTILIZANDO ROBÓTICA ANO 2016
Resumo
O projeto tem como objetivo atender escolas do ensino médio e fundamental com o intuito de disseminar informações sobre a área da Computação e trabalho em grupo. Em 2016 além da participação do primeiro aluno na maior competição de robótica do Brasil, foi realizada a primeira competição regional do Torneio Juvenil de Robótica (TJR) e teve uma das equipes da escola Bom Pastor finalista nacional, colégio este atendido em 2015 pelo projeto e que hoje possui uma equipe chamada Robotic League. Em 2016 o case do projeto com o Serviço de atividades de altas habilidades/superdotação (SAAH/S) do CAPP, foi apresentado para o governo do estado como modelo de aplicação.
Nos anos anteriores o projeto atendeu escolas que receberam kits LEGO do governo, mas com a aquisição feita pela Unoesc Campus Chapecó foi possível ofertar as aulas para escolas que não possuíam o material, com isso, foi atendido o Colégio Marista São Francisco criando um grupo piloto formado por alunos do sexto ao segundo ano do ensino médio algo que até então não tinha sido realizado, o que gerou um resultado que chamou atenção pela diversidade e atuação diferenciada de cada grupo de acordo com o conhecimento antes adquirido. Além deste outros dois colégios particulares foram atendidos o Logosófico e o Adventista.
O projeto melhora seus resultados a cada ano, com criação de material específico para as aulas, conteúdos ligados a competição e motivação para escolas participarem das competições existentes no Brasil, por exemplo, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).