ATIVIDADE FÍSICA NA GESTAÇÃO

Autores

  • Daiane Massi Acadêmica do Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó.
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

A gestação é uma fase muito esperada pela maioria das mulheres, e muitos cuidados com a saúde devem ser redobrados. Por conta disso e de acreditar que se deve fazer o máximo de repouso possível, muitas mulheres deixam de praticar exercícios físicos por medo de complicações. Porém, o exercício físico, quando acompanhado por profissionais da Educação Física juntamente e Medicina, melhora a qualidade de vida da gestante e do feto. Os exercícios para gestante deveriam incluir a combinação de atividades aeróbias envolvendo grandes grupamentos musculares e atividades que desenvolvessem força para determinados músculos. Normalmente, acredita-se que uma musculatura abdominal forte possa ajudar no processo de expulsão da criança. A força muscular dos membros superiores é também muito importante para carregar o bebê, que aumenta, cada vez mais, o seu peso. O foco é fortalecer toda musculatura, desde os membros inferiores que sustentam um peso que aumenta significativamente, estes quando estão mais fortes a grávida se sente mais segura para deslocar-se, tanto na marcha como para sua própria sustentação. Também, a musculatura do assoalho pélvico deve garantir um maior controle com uma ação sinérgica, já que auxiliam no controle do parto. Através do estágio com a gestante, assim como as revisões teóricas sobre o assunto, verificou-se que a atividade física tem um papel muito importante na manutenção da qualidade de vida da gestante e do feto, assim como a preparação para hora do parto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Massi, Acadêmica do Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó.

Acadêmica do Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó.

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Massi, D., & Zawadzki, P. (2017). ATIVIDADE FÍSICA NA GESTAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13991

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>