QUADRINHOS E CINEMA: A DIREÇÃO DE ARTE NA ADAPTAÇÃO DA HQ PARA CURTA METRAGEM

Autores

  • Arnaldo Telles Ferreira UNOESC Joaçaba

Resumo

O presente projeto pretende analisar a composição estética visual que a direção de arte utilizou para a adaptação da HQ “Perfeição” (Fábio Coala Cavalcanti) para o curta metragem “The Present” (Jacob Frey), analisando as linguagens e a tradução intersemiótica: icônica, indicial e simbólica. O objetivo é descobrir quais metodologias da direção de arte no âmbito estético foram utilizadas na adaptação de uma animação baseada numa HQ. O método de análise será, além de pesquisas exploratórias e bibliográficas, a decupagem técnica e a tradução intersemiótica. A análise é composta pela linguagem, direção de arte, composição visual e estética presente nas tramas. O presente trabalho discorre sobre as diferenças das linguagens comparando suas características, discute a estética e narrativa cinematográfica, assim como a direção de arte analisa todos os elementos da composição visual. Levando em conta os aspectos analisados, entende-se que ambas versões da trama possuem um posicionamento artístico bem definido, de acordo com as limitações e características das linguagens de seu respectivo meio. O curta metragem é mais rico em detalhes visuais, estéticos, cenográficos e narrativo, compondo um universo exclusivo que expressa a realidade vivida pelos protagonistas; enquanto a HQ, cumpre com todos os aspectos artísticos e narrativos, pois, consegue comunicar através de imagens, balões e onomatopeias o objetivo da trama, mesmo possuindo um detalhamento estético menor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Telles Ferreira, UNOESC Joaçaba

Professor dos Cursos de Comunicação Social da Unoesc

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Ferreira, A. T. (2017). QUADRINHOS E CINEMA: A DIREÇÃO DE ARTE NA ADAPTAÇÃO DA HQ PARA CURTA METRAGEM. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13985

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)