AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA INFÂNCIA: ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA PSICODIAGNÓSTICO

Autores

  • Francine Cristine Garghetti Unoesc Campus Chapecó

Resumo

Apresenta-se uma proposta de protocolo para psicodiagnóstico de crianças, para auxiliar os acadêmicos de Psicologia e profissionais a avaliar as diferentes dimensões do indivíduo que se encontra nesta fase do desenvolvimento. Foi elaborado a partir das avaliações realizadas no Estágio de Psicologia Clínica Infantil do curso de Psicologia da UNOESC Campus Chapecó. A seguir descreve-se o passo-a-passo: 1)Anamnese com os pais ou responsáveis; 2)Análise da demanda, da percepção da criança em relação à queixa, utilização do Desenho da Família e inquérito, e formulação de hipóteses; 3)Aplicação de teste psicométrico e atividades lúdias para avaliar aspectos cognitivos e intelectuais; 4)Aplicação de teste psicométrico e atividades lúdias para avaliar atenção e concentração; 5)Aplicação de técnica projetiva e escala para o levantamento de aspectos da personalidade da criança, autoconhecimento e autoconceito; 6)Aplicação de teste projetivo e psicométrico para continuidade da investigação dos aspectos da personalidade; 7)Visita à escola da criança; 8)Devolução à criança dos resultados, tendo como aspectos orientadores a queixa e as hipóteses iniciais; 9)Devolução aos pais ou responsáveis dos resultados da avaliação, orientações e encaminhamentos. O protocolo tem auxiliado os acadêmicos de Psicologia na organização do Plano de Avaliação do psicodiagnóstico de crianças, no entanto, cada avaliação necessita de um olhar singular e adequado à demanda, sendo que a proposta permite flexibilidade para a escolha das técnicas, instrumentos e estratégias utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Cristine Garghetti, Unoesc Campus Chapecó

Mestre em Psicologia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC CHAPECÓ.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Garghetti, F. C. (2017). AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA INFÂNCIA: ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA PSICODIAGNÓSTICO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13807

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>