O AMBIENTE DE SALA DE AULA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Dagmar B. Mena Barreto Unoesc
  • Pricila Sônego Unoesc

Resumo

Resumo: A inclusão de alunos com deficiência no ensino superior é uma nova realidade repleta de desafios, que trouxe consigo a necessidade de restruturação e adaptação não somente da metodologia de ensino, mas também uma nova realidade tanto para os professores quanto para os acadêmicos e seus colegas envolvidos neste processo. O presente trabalho busca a compreensão do que pensam e sobre as experiências vividas no cotidiano acadêmico das turmas que contam com a presença de alunos com deficiência, investigando se de fato a inserção acontece de forma inclusiva e efetiva. A pesquisa teve a participação de acadêmicos com e sem deficiência regularmente matriculados nos cursos de Psicologia e Direito, bem como a participação de professores destas mesmas turmas. Por meio da pesquisa foi possível constatar as dificuldades oriundas da inexperiência em lidar com as demandas do ingresso de alunos com deficiência no ensino superior, observa-se também a ineficácia em termos de materiais e metodologias de ensino, despreparo dos professores e insatisfação dos acadêmicos e de professores em alguns pontos crucias para o processo de ensinar e aprender.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Mena Barreto, D. B., & Sônego, P. (2016). O AMBIENTE DE SALA DE AULA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11489

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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