ANÁLISE DO POTENCIAL CITOTÓXICO E GENOTÓXICO DA ÁGUA DO RIO DO PEIXE NO MUNICÍPIO DE JOAÇABA, SC, BRASIL, UTILIZANDO O TESTE ALLIUM CEPA.

Autores

  • Maria Ignez Marchioro Zaions
  • Sionara Pereira de Souza

Resumo

O Rio do Peixe, localizado no Meio-Oeste do Estado de Santa Catarina tem a nascente no município de Calmon e sua foz no rio Uruguai, em Marcelino Ramos- RS e serve como fonte de abastecimento para várias cidades. Testes de genocitoxicidade são indispensáveis para estudos de monitoramento de qualidade ambiental dos recusros hidricos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial citotóxico e genotóxico da água do Rio do Peixe utilizando o teste Allium cepa como bioindicador. As amostras de água foram coletadas em três pontos de janeiro a dezembro de 2015 no município de Joaçaba – SC. Os bulbos permaneceram na água por 72 horas, então os ápices radiculares foram coletados e as lâminas preparadas através da técnica de esmagamento e coloração com orceína acética 2%. Para cada grupo foram avaliadas 2.500 células e classificadas quanto à fase do ciclo celular. Os resultados obtidos demonstraram variação significativa do índice mitótico, indicando citotixicidade em alguns pontos e em alguns meses do ano, mas não seguem um padrão de alteração, estes resultados podem estar relacionadas com a variação de chuvas e com a diversidade de composição de substâncias presentes no Rio nos períodos coletados, sugerindo variação das características da água do Rio ao longo do ano. Não foram verificadas alterações cromossômicas em nenhum dos pontos de coleta avaliados,mas é de vital importância que estudos de monitoramento continuem sendo realizados no Rio do Peixe, já que se trata de uma região com atividade agroindustrial e as águas servem para abastecimento das cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Marchioro Zaions, M. I., & de Souza, S. P. (2016). ANÁLISE DO POTENCIAL CITOTÓXICO E GENOTÓXICO DA ÁGUA DO RIO DO PEIXE NO MUNICÍPIO DE JOAÇABA, SC, BRASIL, UTILIZANDO O TESTE ALLIUM CEPA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11393

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa