RELAÇÃO IDADE CRONOLÓGICA E IDADE MOTORA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE DUAS ESCOLAS NO MUNICIPIO DE FRAIBURGO, SC.

Autores

  • Ederlei Aparecida Zago Unoesc - Videira
  • Saimon Zolett Unoesc
  • Saimon Zolett Unoesc

Resumo

O objetivo foi identificar o desempenho motor de crianças de 10 anos de duas escolas públicas da rede municipal de ensino de Fraiburgo-SC sendo uma escola da zona urbana e uma da zona rural. A pesquisa é uma análise descritiva de cunho quantitativo, tendo como sujeitos 24 crianças, com idade cronológica de 10 anos. A coleta de dados efetivou-se na aplicação de bateria de testes para verificar a escala de desenvolvimento motor dos alunos, seguindo o protocolo do Manual de Avaliação Motora desenvolvida por Neto (2002). Os testes obedeceram a uma ordem sendo avaliado área motora - Coordenação Motora Ampla, Coordenação Motora Fina e Equilíbrio por faixa etária. Os resultados constataram que na escola da rede urbana, a motricidade fina 55% encontram-se em idade motora abaixo da sua idade cronológica e na rede do interior 47% encontram-se em idade motora abaixo da sua idade cronológica. Quanto a coordenação motora ampla a escola na zona urbana apenas 18% tem idade motora inferior a sua idade cronológica, na zona rural a mesma avaliação demonstra 16% das crianças encontram-se em idade motora abaixo da idade cronológica. Na avaliação do equilíbrio 7% das crianças apresentaram a idade motora abaixo da sua idade cronológica e na escola da zona rural 38% dos alunos apresentaram dificuldades no seu equilíbrio. Conclui-se que a maioria das crianças avaliadas apresenta algum atraso motor, ou seja, não conseguiram realizar o teste motor e indicado para sua idade cronológica, e sim para idades inferiores, apresentando idade motora aquém da idade cronológica. Palavras-chave: Desempenho Motor. Avaliação Motora. Idade Cronológica. Idade Motora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederlei Aparecida Zago, Unoesc - Videira

Professora do Curso de Educaçao Física da área de Ciencias Saúde e do curso de Pedagogia e da área de Ciencias da Vida

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Zago, E. A., Zolett, S., & Zolett, S. (2016). RELAÇÃO IDADE CRONOLÓGICA E IDADE MOTORA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE DUAS ESCOLAS NO MUNICIPIO DE FRAIBURGO, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11196

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>