II SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS: O PAPEL DA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA NO DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS

Autores

  • Celso Paulo Costa Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Diego Beal Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Gilberto Pinzetta Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Inocencia Boita Dalbosco Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Daiane Pavan Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Ricardo Antônio De Marco Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

As universidades comunitárias criadas pela sociedade civil e pelo poder público local representam nas regiões um importante espaço para a promoção do desenvolvimento regional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Nesse propósito, a Unoesc de Chapecó, em parceria com o CGE-Centro de Gestão e Empreendedorismo, Colégio Marista São Francisco e FTD Educação, com apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Udesc, Unimed, Fiesc e Sesi, Acic, CDL, Sicom, Alfa e BRF, promoveram, em 2016, o II Seminário de Desenvolvimento de Lideranças, com objetivo de tratar dos desafios de modificar o modo de ensinar, incitar os líderes a buscar formas de inovar e promover a mudança de atitudes no trabalho com grupos e equipes como oportunidade para o êxito profissional. O seminário contou com a palestra do professor Dr. Clóvis de Barros Filho sobre Inovação: conceito, atitude e identidade. O evento contou com a presença de 1.000 pessoas, tendo como principais resultados o desenvolvimento de uma visão diferenciada sobre a formação de equipes e lideranças em professores, alunos, empresários e público em geral. A promoção de eventos dessa natureza intensifica a relevância do papel da universidade na sociedade para o desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Paulo Costa, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Celso Paulo Costa - Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria - UNIFRA - RS (2004). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS (2008). Atualmente é Diretor de Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc Campus de Chapecó (2013-atual) e professor nos cursos de Direito e Educação Física, professor de Ensino Médio, disciplinas de Filosofia e Sociologia, no Colégio Marista São Francisco de Chapecó e professor de Filosofia no cursinho pré-vestibular Garra de Chapecó.

Diego Beal, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui Mestrado em Filosofia (na área de Ética e Filosofia Política) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2005) e Bacharelado em Filosofia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2003). Tem experiência docente nas áreas de Filosofia, Ética, Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Atualmente é Professor Substituto da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Coordenador de Pesquisa e Extensão da Unoesc Unidade Chapecó, e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unoesc e HUST.

Gilberto Pinzetta, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (1995), Especialização em Marketing pela UNOESC (1999) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC(2002). Atualmente é Professor Titular e Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão na UNOESC Chapecó. Também, Professor em Cursos de Pós-graduação Especialização e MBAs. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento estratégico, planejamento em marketing, Plano de negócios, gestão de projetos.

Inocencia Boita Dalbosco, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui Mestrado Acadêmico em Administração e Pós -graduação em Gestão dos Negócios Internacionais e do Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Pós-graduação em nível de especialização na modalidade Formação para o Magistério Superior e Graduação em Administração de empresas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). É Coordenadora do Curso de Administração (linha de formação em Comércio Exterior), atua como professora dos Cursos de Administração, Comércio Exterior, Gestão Comercial e Logística, Coordenadora da Comissão própria de avaliação (CPA) na UNOESC-Chapecó. Foi coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior e Logística internacional da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) - Chapecó Gestão 2015. Experiência de 9 anos na área de Comércio Exterior.

Daiane Pavan, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Especialização em Comportamento e Gestão de Pessoas, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc (2010). Graduação em Administração, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc (2009). Coordenadora da Mobilidade Acadêmica e Assessora de Graduação da Unoesc Chapecó. Atua como docente na Unoesc Chapecó, nos cursos de Ciências Contábeis; Administração; Administração - Linha de formação em Comércio Exterior, Sistemas de Informação e Tecnólogos em Logística; Gestão Comercial e Gestão Ambiental.

Ricardo Antônio De Marco, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em Educação pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE. Mestrado em Administração com Área de Concentração em Estratégia e Desempenho pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011), MBA - Gestão da Produção e Logística (2003) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina , MBA - Marketing e Design de Produtos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2005),graduação em Administração Habilitação em Gestão de Negócios pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2006) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000). Atua como professor na graduação e pós-graduação em nível de especialização nas áreas de Estratégia, Desempenho e Marketing. Atualmente é Vice-reitor de Campus da Universidade do Oeste de Santa Cataria em Chapecó. Pesquisador colaborador do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas de Educação Superior Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Pesquisador colaborador do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas de Educação Superior em Políticas de Educação Superior GEPPES UNOESC/Sul da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Pesquisador colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Superior Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade da Educação do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE. Tem experiência na área de Administração Estratégica de Resultados, Análise Econômica e Financeira e Gestão de Marketing e Vendas.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Costa, C. P., Beal, D., Pinzetta, G., Dalbosco, I. B., Pavan, D., & Marco, R. A. D. (2016). II SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS: O PAPEL DA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA NO DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11171

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>