O PAPEL DAS UNIVERSIDADES NO APOIO A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Celso Paulo Costa Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Daiane Pavan Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

De acordo com o artigo 207 da Constituição Brasileira de 1988 “as universidades [...] obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Neste contexto, este estudo relata uma ação de aproximação entre a universidade e as escolas por meio de ações sociais e educativa, desenvolvidos pela Unoesc de Chapecó, que oferece as escolas de Educação Básica uma atividade chamada “Aulão Preparatório ao ENEM”, que consiste na orientação e capacitação dos estudantes nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias. A atividade é uma parceria da Unoesc com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó e Colégio Energia. Em 2015 a atividade reuniu mais de 1250 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Destarte, por meio desta relação entre escola e universidade, pretende-se também incentivar o interesse dos estudantes em dar sequencia nos estudos pelo ensino superior, refletindo-se no perfil do ingressante na Unoesc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Paulo Costa, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Celso Paulo Costa - Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria - UNIFRA - RS (2004). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS (2008). Atualmente é Diretor de Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc Campus de Chapecó (2013-atual) e professor nos cursos de Direito e Educação Física, professor de Ensino Médio, disciplinas de Filosofia e Sociologia, no Colégio Marista São Francisco de Chapecó e professor de Filosofia no cursinho pré-vestibular Garra de Chapecó.

Daiane Pavan, Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Especialização em Comportamento e Gestão de Pessoas, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc (2010). Graduação em Administração, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc (2009). Coordenadora da Mobilidade Acadêmica e Assessora de Graduação da Unoesc Chapecó. Atua como docente na Unoesc Chapecó, nos cursos de Ciências Contábeis; Administração; Administração - Linha de formação em Comércio Exterior, Sistemas de Informação e Tecnólogos em Logística; Gestão Comercial e Gestão Ambiental.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Costa, C. P., & Pavan, D. (2016). O PAPEL DAS UNIVERSIDADES NO APOIO A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11155

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>