ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DE FAIXA ETÁRIA DE 3 ANOS DE IDADE QUE FREQUENTAM O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PIERINA FOERNER ANDREIS

Autores

  • Sérgio Ricardo Mendes dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catariana - Campus de Xanxerê
  • Aline de Oliveira

Resumo

Por meio do movimento a criança desenvolve-se de forma integral, ou seja, tanto o psicológico quanto o afetivo, o social e o motor são trabalhados e aprimorados. Na educação infantil e nas séries iniciais o organismo torna-se mais capacitado para a realização de atividades mais complexas, em razão de a personalidade de cada indivíduo começar a adotar formas claras e definidas. Normalmente na escola, esses processos de aprendizagem dos movimentos iniciam nas aulas de Educação Física. Diante disso, teve-se como objetivo avaliar e comparar as habilidades motoras de meninos e meninas correspondentes às idades entre 3 e 4 anos, que frequentam o Centro de Educação Infantil de Abelardo Luz, SC no período integral. Os testes aplicados foram: equilíbrio estático, saltito e galope. A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa, abordando como população crianças do Centro de Educação Infantil Pierina Foerner Andreis, localizado no Município de Abelardo Luz, SC, com idades entre 3 e 4 anos, de ambos os sexos, sendo a amostra composta por 20 crianças, com 10 do sexo masculino e 10 do sexo feminino, regularmente matriculadas no CEI. Utilizando como instrumento para a coleta de dados a bateria de testes de Gallahue (2003), para a análise do padrão de movimento, sendo analisado o equilíbrio estático, saltito e galope e o primeiro não separado por nível, mas por crianças que conseguiram realizar o teste e crianças que não conseguiram, os dois últimos, segundo o protocolo Gallahue (2003), foram avaliados dentro dos níveis inicial, elementar e maduro. Com a coleta de dados realizada durante o mês de maio de 2015, os resultados indicaram que as crianças estão em uma fase na qual o desenvolvimento motor está no seu auge; maior parte das crianças de ambos os sexos e ambas as idades não se encontram no estágio motor maduro de nenhuma ou maior parte das habilidades motoras propostas para a análise. Para estudos futuros, sugere-se que se tenha como instrumento um número maior de alunos nessa mesma faixa etária e que sejam propostos mais testes dentro do requisito padrão de movimentos, para melhores resultados.

Palavras-chave: Padrão de movimento. Educação Física escolar. Criança.  

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Mendes dos Santos, S. R., & de Oliveira, A. (2015). ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DE FAIXA ETÁRIA DE 3 ANOS DE IDADE QUE FREQUENTAM O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PIERINA FOERNER ANDREIS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8347

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino