A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO E A IMPORTÂNCIA DO AFETO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Elizangela Dalla Vecchia de Souza Curso de Psicologia - UNOESC - Campus de Chapecó (SC).

Resumo

O professor conduz por meio de seu planejamento a dinâmica de ensinar. Nesse processo de ensinar há um conjunto de variáveis que interferem no resultado final que é a aprendizagem. Entre essas variáveis se destaca o papel da afetividade na relação entre o professor e o aluno e no processo de ensinar e de aprender. No trabalho de investigação realizado buscou-se analisar a relação entre professor e aluno e a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa se caracteriza como um estudo de cunho exploratório e de natureza qualitativa. A amostra foi composta por alunos de uma turma do 4º ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Município de Chapecó, e pela professora responsável por eles. Como procedimentos de coleta de dados, foi proposto aos alunos que efetuassem um desenho representando o que mais gostavam em sua escola. Após a realização do desenho, ocorreu uma entrevista sobre o desenho efetuado. Realizou-se uma entrevista com os alunos e com a professora tendo como norteador um roteiro semiestruturado de questões. Como procedimento de análise de dados, foi efetuada a análise do conteúdo das respostas dos pesquisados. Por meio dos dados coletados com alunos e professores, evidenciou-se que a relação pedagógica alicerçada em um vínculo afetivo, no respeito e no desejo da promoção do desenvolvimento humano pode oportunizar processos de ensinar e de aprender mais efetivos. Os dados analisados revelaram que a relação entre professor e aluno é favorecida quando há a afetividade, pois esta designa compreensão, confiança, respeito entre ambos e gera a motivação no processo de ensinar e aprender.

Palavras-chave: Relação professor-aluno. Processo de ensino e de aprendizagem. Afetividade. Alunos do 4º ano do ensino fundamental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc - Campus de Joaçaba (SC).

Elizangela Dalla Vecchia de Souza, Curso de Psicologia - UNOESC - Campus de Chapecó (SC).

Graduanda do Curso de Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de Chapecó. Graduada em Letras pela Unoesc – Campus de Xanxerê (SC). Professora da Educação Básica. 

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Ceron Trevisol, M. T., & Dalla Vecchia de Souza, E. (2015). A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO E A IMPORTÂNCIA DO AFETO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8320

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)