O JUDÔ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Thiago Carvalho Massena

Resumo

Entre as atividades propostas como conteúdo da Educação Física escolar, o Judô tem demonstrado contribuir nos aspectos cognitivos e afetivo-sociais em seus praticantes. A escola, que é vista como um ambiente próprio para o desenvolvimento de atividades esportivas, seja diretamente nas aulas de Educação Física seja em atividades oferecidas por projetos, quando ela oferece o Judô como conteúdo de ensino e aprendizagem, visa despertar o interesse pela arte marcial relacionado ao processo educacional global dos indivíduos, bem como possibilita nessas atividades a descoberta de talentos. O estudo foi proposto com o objetivo de investigar os sentidos e significados do Judô expressos pelos alunos da Escola de Educação Básica Bom Pastor, do Município de Chapecó, SC. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de campo e de cunho qualitativo. Para esse fim, foram utilizados como instrumento os textos elaborados pelos alunos após um montante de 10 aulas de Judô aplicadas nas aulas de Educação Física pelo bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Após a leitura, as idéias foram agrupadas e sintetizadas, a fim de buscar a essência do que mais apareceu, assim, definiram-se as categorias de análise. Os sujeitos relataram que gostaram das aulas, pois estas apresentaram conteúdos diferentes do que eles costumam vivenciar na Educação Física escolar; como arte marcial, seus princípios filosóficos ensinam que os lutadores não devem usá-la para agredir os outros fora do tatame. Os alunos relacionaram essa atividade como benéfica à saúde e o Judô também foi apontado como necessário à defesa pessoal; por fim, demonstraram interesse na prática constante desse esporte. Concluindo, o resultado deixa clara a influência positiva da oferta do Judô nas aulas de Educação Física escolar, motivo para que esse conteúdo seja abordado com frequência na escola.

Palavras-chave: Judô. Escola. Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

de Oliveira, S. R., & Carvalho Massena, T. (2015). O JUDÔ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8269

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>