PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS NO PROJETO DE MONITORIA EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Autores

  • Fernanda da Cruz Bertan Unoesc
  • Francine Cristine Garghetti
  • Patricia Fernanda Conte
  • Patricia Mattana

Resumo

O Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) do Curso de Psicologia da Unoesc Campus de Chapecó iniciou suas atividades em 2013 com uma clínica escola, que atende por meio da filantropia a população carente de Chapecó e região, mediante auxílio psicológico. Esse espaço configura-se como um espaço de estágio para os alunos do Curso de Psicologia. Desde sua implantação e com análise das demandas de forma contínua, diferentes projetos foram desenvolvidos, sendo importante destacar o de Monitoria em Avaliação Psicológica. Esse projeto iniciou no segundo semestre de 2014, com o objetivo de realizar a avaliação de crianças e adolescentes com queixas de problemas de aprendizagem. Esse processo constituiu-se como um instrumento de investigação, com ênfase nos processos psicológicos envolvidos no contexto escolar e na aprendizagem de crianças e adolescentes. Ao acadêmico de Psicologia, permitiu-se analisar, planejar e realizar a avaliação psicológica, aprimorando as habilidades e competências, bem como trabalhar os aspectos éticos e a comunicação dos resultados. Nesse projeto de monitoria já foram realizadas sete avaliações psicológicas, de crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos, sendo seis de sexo masculino e uma de sexo feminino. Dessas avaliações, quatro foram encaminhados pela escola com solicitação de avaliação para concessão de segundo professor em sala de aula; duas avaliações foram realizadas por solicitação dos responsáveis; e uma, por solicitação do neurologista. As avaliações apresentaram os seguintes resultados e encaminhamentos: um diagnóstico de autismo (10 anos) e um de deficiência intelectual leve (10 anos), ambos com indicação de segundo professor em sala de aula; um diagnóstico de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (9 anos), com indicação de segundo professor em sala de aula e mudança na rotina; um  diagnóstico de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (6 anos) – tipo predominantemente desatento, para o qual também foi indicado segundo professor em sala de aula, bem como estabelecimento de regras e limites no ambiente familiar; um diagnóstico de carência afetiva dos pais (6 anos), para o qual indicaram-se mudanças na conduta dos responsáveis; um diagnóstico de deficiência intelectual (18 anos), sendo realizadas orientações de manejo e conduta aos responsáveis; e, para finalizar, um adolescente (16 anos) para o qual não foi confirmada a hipótese de TDAH, não sendo indicado o segundo professor, mas orientados os responsáveis em prol de mudanças no comportamento do adolescente. Percebeu-se que a maior procura parte de encaminhamentos feitos pela escola, ambiente onde as crianças e os adolescentes são observados pela perspectiva profissional. Entre os casos atendidos, houve predomínio de diagnóstico de TDAH (3 casos) e deficiência intelectual (2 casos). É importante ressaltar a falta de orientação e dificuldade por parte dos responsáveis em lidar e auxiliar no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, o que dificulta o desempenho escolar destes.

Palavras-chave: Avaliação psicológica. Monitoria. Protocolo de avaliação. Segundo professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda da Cruz Bertan, Unoesc

Curso de Psicologia

Área das Cirências da Saúde

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

da Cruz Bertan, F., Garghetti, F. C., Conte, P. F., & Mattana, P. (2015). PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS NO PROJETO DE MONITORIA EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8266

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>