ANÁLISE DO PERFIL EMPREENDEDOR DOS COMERCIANTES DA CIDADE DE VIDEIRA, SC

Autores

  • Luiz Felipe Torcatto Zanella UNOESC
  • Cristiane Ribeiro

Resumo

Com o presente estudo, teve-se como objetivo a reflexão teórica sobre o empreendedorismo existente na literatura especializada e sobre o perfil empreendedor. Como objeto da pesquisa, buscou-se identificar o perfil empreendedor dos comerciantes da cidade de Videira, SC, entendendo e constatando se eles possuem características empreendedoras. A metodologia adotada é qualitativa de cunho descritivo, a qual permite, partindo de um levantamento bibliográfico, analisar a importância do empreendedorismo. Não obstante, foi utilizado para coleta de dados o método de questionário, pois ele possibilita atingir grande número de pessoas, com baixo custo, permitindo o anonimato das respostas e que as pessoas o respondam no momento que lhes pareça mais apropriado. Esse método foi aplicado em estabelecimentos comerciais da cidade de Videira, SC, os quais possuíam 10 ou mais funcionários e onde o empreendedor estava presente para responder ao questionário. Assim, foi possível constatar que os entrevistados não têm um perfil empreendedor bem definido, apresentando em sua maioria baixo potencial ou potencial transitório de desenvolvimento empreendedor, e que somente uma pequena parte dos entrevistados apresenta forte potencial empreendedor face às características apontadas. Pode-se concluir que os entrevistados, apesar de empreenderem, possuem perfil muito mais voltado à gestão do que ao empreendedorismo. Como estudos futuros, sugere-se a identificação do potencial empreendedor em públicos diferentes, de gêneros e idades distintos, a fim de criar um comparativo.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Perfil empreendedor. Comerciantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Torcatto Zanella, UNOESC

Mestrando em Administração pela UFSC (2013), Administrador de empresas pela UNOESC (2006), Licenciado em Filosofia pela UFSC (2011). Especialista em Controladoria Pública Brasileira pela UNOESC (2009) e Controle da Gestão Pública pela UFSC (2011). Possui formação para o magistério superior em Administração. Administrador registrado no CRA-SC (Conselho Regional de Administração de Santa Catarina) e atuante como Representante junto à UNOESC para a cidade de Fraiburgo. Consultor empresarial (financeiro e planejamento). Trabalha como professor universitário, Coordenador Adjunto do Curso de Administração da UNOESC Videira.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Torcatto Zanella, L. F., & Ribeiro, C. (2015). ANÁLISE DO PERFIL EMPREENDEDOR DOS COMERCIANTES DA CIDADE DE VIDEIRA, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8121

Edição

Seção

Videira - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)