UM ESTUDO DA MATURIDADE EM PROJETOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CHAPECÓ, SC

Autores

  • Carla de Almeida Martins Basso UNOESC - Unidade de Chapecó
  • Laura Schardong UNOESC - Campus de Chapecó

Resumo

A gerência de projetos ou gestão de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos predefinidos. Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo; temporário, não significa, necessariamente, de curta duração, enquanto o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender os seus requisitos. O ciclo de vida de um projeto consiste nas fases dele que, geralmente, são sequenciais e que, às vezes, se sobrepõem, cujo nome e número são determinados pela necessidade de gerenciamento e controle da organização envolvida. Esse conceito é aplicado na construção civil da mesma forma, buscando-se sempre entregar os projetos dentro do escopo e prazo definidos na iniciação dos projetos. Pretende-se, ao longo dessa pesquisa, relatar as boas práticas de gestão de projetos, seus conceitos relevantes, identificar o grau de maturidade das práticas utilizadas na construção civil de Chapecó, SC. Inicialmente, será elaborado um instrumento de coleta de dados estruturado por meio de questionário aplicado a construtoras da cidade de Chapecó. O projeto encontra-se em fase de elaboração do instrumento de coleta de dados e, até este momento, seu desenvolvimento está baseado nas boas práticas do PMBOK® no que se refere aos aspectos de projeto, gerenciamento de projeto e ciclo de vida dos projetos. Já para o estudo da maturidade, a pesquisa baseia-se nos autores Darci Prado, Harold Kerzner e nos guias disponibilizados pelo Project Management Institute (PMI). Pretende-se, com a conclusão deste estudo, evidenciar a importância da aplicação das ferramentas e técnicas para o sucesso dos projetos, além de apresentar um cenário da maturidade dos projetos do setor de construção civil na cidade de Chapecó, SC.

Palavras-chave: Gerenciamento de projetos. Maturidade em projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla de Almeida Martins Basso, UNOESC - Unidade de Chapecó

Mestre em Ciência da Computação, Especialista em Gerenciamento de Projetos, Consultoria Empresarial, Sistemas de Informação e Gestão Estratégica em TI. Atua com Assessoria e Consultoria em mapeamento e gestão por processos, planejamento estratégico, elaboração e gestão de projetos, soluções de Business Intelligence e implantação de soluções de Governança Corporativa.

Professora convidada da Fundação Getúlio Vargas (FGV Management e FGV online), Unoesc e outras IES.    

 

Laura Schardong, UNOESC - Campus de Chapecó

Aluna Bolsista FUNDES, graduanda em Engenharia Civil, UNOESC Campus de Chapecó.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

de Almeida Martins Basso, C., & Schardong, L. (2015). UM ESTUDO DA MATURIDADE EM PROJETOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CHAPECÓ, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7957

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)