RELATO DE EXPERIÊNCIA: OBSERVAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE UM GRUPO DE FUTEBOL

Autores

  • Michele Gaboardi Lucas UNOESC
  • Ana Janisa Leichtweis
  • Fabiane Padova Silva
  • Jussara Aparecida Bravo Daga

Resumo

Técnicas de grupo é uma das disciplinas obrigatórias do Curso de Psicologia da Unoesc, a qual é ministrada no sexto período e conta com uma carga horária de 60 horas. O objetivo da disciplina é proporcionar ao acadêmico conhecimento sobre as principais técnicas de grupo, bem como sua aplicação em diferentes contextos. Uma das atividades avaliativas da disciplina foi a realização de uma pesquisa com grupos nas cidades da região Oeste de Santa Catarina. Pelo segundo ano consecutivo essa atividade foi realizada. Grupos podem ser considerados conjuntos de pessoas movidas por necessidades semelhantes, que se reúnem em torno de uma tarefa específica, possuem um objetivo em comum e trabalham para alcançá-lo. A atividade foi realizada com um grupo de jogadores de futebol formado por 38 membros, além de cinco pessoas que fazem parte da diretoria, totalizando 43 integrantes no grupo. O objetivo da atividade foi observar esse grupo, identificando suas principais características e sua forma de funcionamento e, posteriormente, relacionar o que pôde ser observado com as teorias estudadas. O trabalho do psicólogo nos mais distintos campos de atuação está vinculado direta ou indiretamente a grupos. Diante disso, foi muito produtiva a realização da pesquisa de campo, pois foi possível estar em contato direto com o público observado. Essa atividade vai ao encontro da missão do Curso de Psicologia de proporcionar maior conhecimento, buscando aprimoramento em todas as áreas da Psicologia, podendo relacionar prática e teoria. Portanto, considerou-se de grande importância conhecer, observar e vivenciar essa atividade.

Palavras-chave: Observação. Grupos. Conhecimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Gaboardi Lucas, UNOESC

Psicóloga.Pós-Graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Mestrando no Mestrado Profissional em Administração UNOESC Chapecó.

 

Ana Janisa Leichtweis

Acadêmica do curso de psicologia da UNOESC Xanxerê

Fabiane Padova Silva

Acadêmica do curso de psicologia Unoesc Xanxerê.

Jussara Aparecida Bravo Daga

Acadêmica do curso de psicologia Unoesc Xanxerê.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Gaboardi Lucas, M., Leichtweis, A. J., Padova Silva, F., & Bravo Daga, J. A. (2015). RELATO DE EXPERIÊNCIA: OBSERVAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE UM GRUPO DE FUTEBOL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7821

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)