PROJETO PILOTO DE INTEGRAÇÃO DA UNOESC COM AS ESCOLAS

Autores

  • Tania Maria dos Santos Nodari Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Tânia Aparecida Durigon Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Resumo

A Universidade tem por finalidade atuar com a comunidade na qual está inserida, promovendo ações nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Em consonância com esse objetivo, a Universidade do Oeste de Santa Catarina tem como missão “Formar pessoas, produzir conhecimento e oferecer extensão e serviços, promovendo o desenvolvimento institucional e regional.” Dessa forma, com o projeto piloto de integração com as escolas, teve-se por finalidade promover a extensão atendendo aos alunos matriculados no Ensino Médio de escolas que fazem parte da Rede Pública de Educação e que são vinculadas à 7ª Gerência Regional de Educação (Gered). Com os objetivos específicos, a intenção foi apresentar a Universidade aos alunos que estão concluindo o Ensino Médio, com o intuito de deixá-los a par das possibilidades de ingressar na Universidade do Oeste de Santa Catarina; ministrar palestras para os alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre formação pessoal e profissional; proporcionar a oportunidade de interação entre a Unoesc e a sociedade regional; e colaborar no processo de capacitação dos alunos para o mercado de trabalho. Como procedimentos metodológicos, os membros do corpo docente da Área das Ciências das Humanidades ministraram palestras nas próprias Escolas. Os temas das palestras foram relativos à formação profissional, ao mercado de trabalho e à cidadania (marketing pessoal, oficina de expressão vocal e corporal, comportamento empreendedor, direitos humanos e políticas públicas e educação financeira pessoal). Assim, a Unoesc cumpre com seu compromisso social, articulando ensino e prestação de serviços, como fonte geradora de novas formas de produção de conhecimento, colaborando com o desenvolvimento profissional e pessoal desses jovens. No total, foram ministradas 24 palestras em 19 escolas de 12 municípios da 7ª Gered. Os diretores das escolas apontaram como ponto positivo do projeto a integração entre a Universidade e as escolas da rede pública e ressaltaram que os temas das palestras foram relevantes para a formação dos alunos em relação ao mercado de trabalho e à cidadania. Também afirmaram que os temas foram bem aceitos pelos alunos, os quais sugeriram novos temas, como, por exemplo, orientações para a inserção dos alunos no mundo do trabalho, motivação para os estudos, entre outros. Os resultados positivos são indícios de que o projeto deve ter continuidade.

Palavras-chave: Integração universidade e escola. Formação profissional. Cidadania. Palestras educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Maria dos Santos Nodari, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Ciências Sociais (Universidade Pablo de Olavide de Sevilla), Mestre em Administração Moderna de Negócios (FURB), Especialista em Gestão de Recursos Humanos (Unoesc). Professora e coordenadora de cursos de graduação e pós graduação da Unoesc-Joaçaba. Editora adjunta da Revista Unoesc & Ciência- ACH.

Tânia Aparecida Durigon, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Coordenadora da Área das Ciências das Humanidades - Unoesc. Mestre em Relações Internacionais. Professora da ACH Unoesc.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

dos Santos Nodari, T. M., & Durigon, T. A. (2015). PROJETO PILOTO DE INTEGRAÇÃO DA UNOESC COM AS ESCOLAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7733

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)