PROJETO PILOTO DE INTEGRAÇÃO DA UNOESC COM AS ESCOLAS
Resumo
A Universidade tem por finalidade atuar com a comunidade na qual está inserida, promovendo ações nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Em consonância com esse objetivo, a Universidade do Oeste de Santa Catarina tem como missão “Formar pessoas, produzir conhecimento e oferecer extensão e serviços, promovendo o desenvolvimento institucional e regional.” Dessa forma, com o projeto piloto de integração com as escolas, teve-se por finalidade promover a extensão atendendo aos alunos matriculados no Ensino Médio de escolas que fazem parte da Rede Pública de Educação e que são vinculadas à 7ª Gerência Regional de Educação (Gered). Com os objetivos específicos, a intenção foi apresentar a Universidade aos alunos que estão concluindo o Ensino Médio, com o intuito de deixá-los a par das possibilidades de ingressar na Universidade do Oeste de Santa Catarina; ministrar palestras para os alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre formação pessoal e profissional; proporcionar a oportunidade de interação entre a Unoesc e a sociedade regional; e colaborar no processo de capacitação dos alunos para o mercado de trabalho. Como procedimentos metodológicos, os membros do corpo docente da Área das Ciências das Humanidades ministraram palestras nas próprias Escolas. Os temas das palestras foram relativos à formação profissional, ao mercado de trabalho e à cidadania (marketing pessoal, oficina de expressão vocal e corporal, comportamento empreendedor, direitos humanos e políticas públicas e educação financeira pessoal). Assim, a Unoesc cumpre com seu compromisso social, articulando ensino e prestação de serviços, como fonte geradora de novas formas de produção de conhecimento, colaborando com o desenvolvimento profissional e pessoal desses jovens. No total, foram ministradas 24 palestras em 19 escolas de 12 municípios da 7ª Gered. Os diretores das escolas apontaram como ponto positivo do projeto a integração entre a Universidade e as escolas da rede pública e ressaltaram que os temas das palestras foram relevantes para a formação dos alunos em relação ao mercado de trabalho e à cidadania. Também afirmaram que os temas foram bem aceitos pelos alunos, os quais sugeriram novos temas, como, por exemplo, orientações para a inserção dos alunos no mundo do trabalho, motivação para os estudos, entre outros. Os resultados positivos são indícios de que o projeto deve ter continuidade.
Palavras-chave: Integração universidade e escola. Formação profissional. Cidadania. Palestras educativas.