HISTÓRIA DE SAÚDE E DOENÇA: A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM COMO INSTRUMENTO DO CUIDADO HUMANO

Autores

  • Greici Kelly Hoffelder
  • Maria Do Carmo Vicensi

Resumo

Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, que utilizou a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) durante as consultas de enfermagem para avaliar o histórico de saúde e de doença de um grupo de pessoas participantes da Igreja Assembleia de Deus das cidades de Joaçaba, SC e Ibicaré, SC. O objetivo deste estudo foi caracterizar os diagnósticos de enfermagem e orientar a população sobre a prevenção de agravos. Os dados foram coletados durante a consulta de enfermagem, por meio de um instrumento previamente testado. A codificação e análise dos dados conduziram ao tema central, corroborando à importância da SAE como instrumento do cuidado humano. A SAE é parte de um processo desenvolvido ao longo do tempo por enfermeiros que vislumbram a necessidade do cuidar interativo, complementar e multiprofissional. Durante o convívio com o grupo foi possível realizar oito encontros denominados “roda de conversas”, envolvendo temas diversos relacionados à qualidade de vida; 35 consultas de enfermagem debateram temas relacionados à saúde e ao bem-estar, em que foram identificados 21 diagnósticos de enfermagem, bem como realizados os encaminhamentos para outros tipos de atendimento da equipe multidisciplinar. Entre 21 diagnósticos de enfermagem levantados, os que mais prevaleceram foram o estilo de vida sedentário, a disposição para o sono melhorado e o autocontrole ineficaz da saúde. Os resultados da pesquisa apontaram os desafios em lidar com as demandas de cuidados apresentadas pela população em estudo e traz a discussão a respeito da SAE mediante a consulta de enfermagem como possibilidade para responder essas necessidades de cuidados. A Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma metodologia de trabalho que oferece maior segurança no processo do cuidado humano, pois requer do enfermeiro a prática organizada e sistematizada de suas ações amparada em evidências científicas, o que garante maior segurança ao indivíduo/família/comunidade. As discussões desses temas despertou o interesse do grupo pela busca e realização de exames preventivos, amparando o principal objetivo da pesquisa.

 

Palavras-chave: Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Consulta de enfermagem. Processo de enfermagem. Prevenção de doenças. Promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-09-2014

Como Citar

Hoffelder, G. K., & Vicensi, M. D. C. (2014). HISTÓRIA DE SAÚDE E DOENÇA: A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM COMO INSTRUMENTO DO CUIDADO HUMANO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 207. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5776

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa