ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA PARA A APLICAÇÃO DA INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Fábio Lazzarotti Unoesc
  • David R. Petry
  • Michele G. Lucas
  • Citania A. Pilatti
  • Carolini D. M. S. Demeterko

Resumo

Difundir conhecimentos que contribuam para a melhoria contínua da gestão das organizações e utilizar a interação contínua e sistemática com organizações públicas, privadas e do terceiro setor como estratégia de ensino-aprendizagem são alguns dos objetivos do Mestrado Profissional em Administração (MPA) da Unoesc. Nesse sentido, o componente curricular Estratégia de Inovação, visando atender estes objetivos do MPA, propôs o engajamento dos acadêmicos com a realidade organizacional local por meio da realização de trabalhos técnicos e tecnológicos. Os acadêmicos tiveram, ainda, a oportunidade de participar de uma atividade, em sala de aula, com o Prof. Dr. Júlio José Plaza Tabasco do Departamento de Geografia e Ordenamento Territorial da Universidade de Castilla-La Mancha da Espanha. Nessa atividade, entre os assuntos abordados, enfatizou-se os assuntos relacionados à inovação, possibilitando aos alunos do Curso realizarem comparativos diante de realidades diferenciadas existentes entre o Brasil e a Espanha. A atividade oportunizou aprimorar o conhecimento da área e identificar que a inovação pode surgir, entre outros fatores, pela união da sociedade, pública e privada, e na disponibilização de recursos para incentivar a busca das inovações, a partir do desenvolvimento de estratégias corporativas. Como resultados, além da interação com outros contextos, os acadêmicos puderam ampliar a percepção sobre a participação da sociedade na criação de ideias inovadoras por meio de acesso às novas práticas e ao desenvolvimento da mão de obra, o que possibilita a união das culturas urbana e rural e a aproximação da população à tecnologia. Esses fatores puderam ser percebidos como agentes desenvolvedores de novos processos e produtos. Tais práticas, portanto, vêm ao encontro dos objetivos do Mestrado Profissional em Administração, que visa unir a teoria às práticas organizacionais em âmbito nacional e internacional.

Palavras-chave: Atividades técnicas em sala de aula. Inovação. Práticas organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Lazzarotti, Unoesc

Doutorado em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2012). Mestrado em Administração Gestão Moderna de Negócios pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2004). Atua como Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) no Mestrado Profissional em Administração. Sua pesquisa e sua produção técnica e tecnológica estão focadas em título do Projeto Integrador. É consultor e instrutor credenciado no Sebrae/SC e membro do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unoesc. Principais áreas de interesse na pesquisa: inovação e estratégia; marketing e empreendedorismo.

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Lazzarotti, F., R. Petry, D., G. Lucas, M., A. Pilatti, C., & D. M. S. Demeterko, C. (2014). ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA PARA A APLICAÇÃO DA INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 43. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5770

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>