SANEAMENTO BÁSICO COMO CONDICIONANTE À EXPANSÃO URBANA DE FAXINAL DOS GUEDES, SC

Autores

  • Daiane Regina Valentini Arquiteta e Urbanista - Mestre em Geomática – Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC Xanxerê - CAU BR A51414-4.
  • Marta Biesdorf Graduanda em Arquitetura e Urbanismo – Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) / Campus Xanxerê (SC).
  • Mônica da Silva Cola Graduanda em Arquitetura e Urbanismo – Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) / Campus Xanxerê (SC).
  • Viviane Palma Gronenschild Graduanda em Arquitetura e Urbanismo – Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) / Campus Xanxerê (SC).
  • Júlia Maria Kohl Graduanda em Arquitetura e Urbanismo – Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) / Campus Xanxerê (SC).
  • Dagmara Cristina Lanzzarin Graduanda em Arquitetura e Urbanismo – Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) / Campus Xanxerê (SC).
  • Vanessa Seguetto Graduanda em Arquitetura e Urbanismo – Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) / Campus Xanxerê (SC).

Resumo

Este estudo visou traçar um perfil do crescimento urbano do Município de Faxinal dos Guedes, no Oeste do Estado de Santa Catarina, com aproximadamente 11 mil habitantes, a partir da instalação de infraestrutura urbana de saneamento básico: rede de coleta e tratamento de esgotos. O projeto, cuja execução foi iniciada em 1989 e concluída em 2004, teve um amplo investimento por parte dos entes federativo, estadual e do próprio Município, que totalizou um total de 15 milhões de reais. Desde 2010, os serviços de saneamento básico atendem 100% da área urbana, o que confere a maior cobertura de esgoto do Sul do Brasil, colocando a cidade em destaque nacional. Por meio de pesquisas documentais e elaboração de mapas com a evolução da malha urbana, conclui-se que a estação de tratamento serviu como polo gerador do espaço urbano, já que a partir dela localizaram-se diversos empreendimentos. Do mesmo modo, a rede de coleta tornou-se um condicionante de expansão da malha urbana, já que as conexões com ela definem o surgimento de novos loteamentos, evitando vazios urbanos. Junto ao processo de “eliminar as fossas”, como os próprios moradores do Município se referem, outros projetos foram conciliados, tecendo uma gama de benefícios na infraestrutura urbana: recuperação de toda a pavimentação das vias urbanas e a implantação de outros projetos de cunho ambiental, os quais contribuíram para o êxito do projeto de saneamento básico e o desenvolvimento sustentável de Faxinal do Guedes.

Palavras-chave: Faxinal dos Guedes.  Saneamento básico. Evolução urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Valentini, D. R., Biesdorf, M., Cola, M. da S., Gronenschild, V. P., Kohl, J. M., Lanzzarin, D. C., & Seguetto, V. (2014). SANEAMENTO BÁSICO COMO CONDICIONANTE À EXPANSÃO URBANA DE FAXINAL DOS GUEDES, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 398. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5737

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)