SISTEMA DE INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS

Autores

  • Carla de Almeida Martins Basso UNOESC - Unidade de Chapecó
  • Luan Zimmer

Resumo

Muito se lê no mundo corporativo sobre a relevância do gerenciamento de projetos nas organizações. Como primeiro passo para a elaboração do projeto, surgiu a necessidade de mapear e definir os processos que fariam parte dele. Com base nessas necessidades, elaborou-se um protótipo no qual este se baseia na proposta de desenvolvimento de uma ferramenta de apoio didático a alunos de gerenciamento de projeto, visando a uma menor complexidade e maior interação no processo de aprendizagem por parte do aluno. A ferramenta servirá de apoio no estudo das disciplinas de gerenciamento de projeto em sala de aula, em que o aluno terá uma visão mais dinâmica e aplicada das fases que compõem um projeto. As metodologias utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa se basearam nas atuais formas de ensino do gerenciamento de projetos, as quais se demonstraram não muito intuitivas se considerando a importância de tal assunto no desenvolvimento acadêmico e profissional do aluno. Dentro do novo modelo, a interação aconteceu em fases, nas quais foram descritas cada uma das etapas de elaboração do projeto, compostas por: iniciação, planejamento, monitoramento, controle e o encerramento. A utilização da ferramenta proporcionará ao aluno a prática e a visão da importância das informações de cada etapa, para assim chegar a um projeto bem elaborado. Todos esses recursos são disponibilizados por meio de uma interface web que permitirá ao professor definir equipes e monitorar o andamento de cada um dos projetos. O estudo feito sobre a problemática do ensino do gerenciamento de projetos mostrou o grau de importância do bom aprendizado e da aplicação de boas praticas de gerenciamento de projeto desde o seu início. A ferramenta proposta nesta pesquisa atende de forma geral aos requisitos para auxiliar o usuário a compreender com mais seriedade a forma de elaboração de grande parte da documentação envolvida no gerenciamento de um projeto. Com esta pesquisa, concluiu-se que o protótipo atenderá às necessidades que os alunos possuem no que se refere ao ensino do gerenciamento de projetos em sala, melhorando seu entendimento e interesse diante do assunto.

Palavras-chave: Gerenciamento. Projeto. Aprendizado.

A ferramenta servirá de apoio no estudo das disciplinas de gerenciamento de projeto em sala de aula, onde o aluno terá uma visão mais dinâmica e aplicada das fases que compoem um projeto. As metodologias utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa basearam-se nas atuais formas de ensido do gerenciamento de projetos, onde demonstraram-se não muito intuitivas levando-se em consideração a importância de tal assunto no desenvolvimento acadêmico e profissional do aluno.

Dentro do novo modelo, a interação acontecerá em fases, onde em cada fase serão descritas cada uma das etapas de elaboração do projeto, sendo elas compostas por: iniciação, planejamento, monitoramento, controle e o encerramento do projeto. A utilização da ferramenta proporcionará ao aluno a prática e a visão da importância das informações de cada etapa, para assim chegar a um projeto bem elaborado. Todos estes recursos são disponibilizados através de uma interface web e que permitirá ao professor definir equipes e monitorar o andamento de cada um dos projetos.

O estudo feito sobre a problemática do ensino do gerenciamento de projetos mostrou o grau de importância do bom aprendizado e da aplicação de boas praticas de gerenciamento de projeto desde o seu inicio.

A ferramenta proposta nesta pesquisa atende de forma geral os requisitos para auxiliar o usuário a compreender com mais seriedade a forma de elaboração de grande parte da documentação envolvida no gerenciamento de um projeto.

Com esta pesquisa foi concluído que o protótipo atenderá as necessidades que os alunos possuem no que se refere ao ensino do gerenciamento de projetos em sala, melhorando seu entendimento e interesse perante o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla de Almeida Martins Basso, UNOESC - Unidade de Chapecó

Profª Carla de Almeida Martins Basso - Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS - Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Especialista em Sistemas de Informação pela UFRGS, Especialista em Gestão Estratégica em TI pela UNOESC/FIE e graduada em Engenharia Agronômica pela URCAMP Bagé/RS. Atua com Assessoria e Consultoria em Gestão Empresarial, Elaboração e Gerenciamento de Projetos a mais de 10 anos. Atualmente é professora convidada e tutora na FGV e FGV online e outras IES à nível de pós-graduação. Professora na UNOESC/Unidade de Chapecó/SC. Sócia-proprietária da empresa B4 Soluções em Gestão Empresarial, prestando serviços de assessoria, consultoria e capacitações executivas em Gestão Empresarial, Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos. Membro do PMI desde 2008 e atualmente Vice Presidente de Relacionamento Oeste PMI Chapter SC. Empresa nucleada ACIC - Associação Comercial e Industrial de Chapecó desde 2010 e atualmente Diretora de Desenvolvimento de Núcleos Setoriais da ACIC, gestão 2014 -2015.

 

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Basso, C. de A. M., & Zimmer, L. (2014). SISTEMA DE INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 102. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5708

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>