CONCURSO DE ORATÓRIA NO CURSO DE DIREITO: TÉCNICAS E EXERCÍCIO DE EXPRESSÃO ORAL E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Unoesc Xanxerê - UFFS
  • Fabiana Camila Maboni
  • Analice Geuda
  • Julia Mafaron

Resumo

O concurso de oratória do Curso de Direito da Unoesc Xanxerê objetiva contribuir com a fluência da comunicação oral em público. Por meio do exercício pleno da comunicação com a plateia, pela apreensão de técnicas e dicas, propõe-se exercitar a eloquência e o poder de persuasão. A atividade de discurso oral, proposta para a primeira fase do Curso de Direito, no componente curricular Produção de Texto, está consoante ao Projeto Pedagógico do Curso de Direito, pois nele consta que o acadêmico desenvolva habilidades e competências, entre elas, utilizar corretamente a linguagem – com clareza, precisão, propriedade e fluência verbal. Em sala de aula, são selecionados 12 acadêmicos para a apresentação no auditório à banca avaliadora, composta pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Xanxerê –, pelo Coordenador do Curso de Direito, pela Assessora de Comunicação e Marketing da Unoesc, por um profissional de emissora de rádio de Xanxerê – ou representantes – e pela Professora do componente curricular. É para atender a esse propósito que se propicia esse evento, que já está em sua XIV edição, e observa-se que os acadêmicos aprimoram a competência linguística, elaboram e expressam com mais fluência as ideias: condição indispensável para qualificada atuação jurídica. O profissional do Direito lida com uma das faces mais humanas do homem: o legado da palavra. A palavra é ingrediente que revela o homem para o homem, tanto quanto revela o homem a si próprio. E se a palavra é reveladora, o conhecimento técnico-científico sobre ela deve incidir, para que veicule incondicionalmente o melhor do homem para o outro. Almejou-se, com esta atividade, contribuir para que a ciência da linguagem contribua para a efetividade da comunicação entre os homens.

Palavras-chave: Comunicação. Discurso oral. Ensino de Língua Portuguesa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Unoesc Xanxerê - UFFS

Mestranda em Estudos Linguísticos pela UFFS e professora de Língua Portuguesa da Unoesc Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura, Design e Direito.

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Lorenset, R. B. C., Maboni, F. C., Geuda, A., & Mafaron, J. (2014). CONCURSO DE ORATÓRIA NO CURSO DE DIREITO: TÉCNICAS E EXERCÍCIO DE EXPRESSÃO ORAL E COMUNICAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 378. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5591

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)