RECURSOS PARA INOVAÇÃO E DESEMPENHO INOVADOR EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

Autores

  • Fábio Lazzarotti Unoesc
  • João Marcos de Oliveira Varela Unoesc

Resumo

Este estudo teve como objetivo central analisar a relação entre os recursos para inovar, chamados inputs de inovação, e o desempenho inovador (output) de três empresas de base tecnológica, estabelecidas na Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL). O estudo tomou por base o modelo proposto por Lazzarotti (2012), que identificou quatro conjuntos de recursos para inovação: pesquisa e desenvolvimento, esforço inovador, acesso ao crédito e acordos de cooperação. Referente à metodologia, trabalhou-se com a abordagem qualitativa e com o método de estudos de casos. De forma geral, os dados obtidos permitiram verificar que os recursos para inovação exerceram influência sobre o desempenho inovador das empresas pesquisadas. Quanto ao recurso para inovação mais utilizado por empresas de base tecnológica, destacou-se a Pesquisa e Desenvolvimento. No entanto, a intensa utilização desse recurso por empresas vinculadas em habitats de inovação é potencializada pela realização de acordos de cooperação e estabelecimento de parcerias. Em efeito, as principais inovações implementadas pelas empresas são inovações de produto. Conclui-se, portanto, que o uso intensivo e combinado dos recursos para inovação tende a gerar maior eficácia no desempenho inovador e, consequentemente, maior vantagem competitiva às empresas. As limitações do estudo relacionam-se ao contexto investigado. Para futuras pesquisas, sugere-se analisar a influência de recursos para inovação no desempenho inovador e, inclusive, no desempenho econômico-financeiro, por meio de uma abordagem com empresas de outros setores, com ou sem vínculo aos habitats de inovação.

Palavras-chave: Inovação. Recursos para inovação. Desempenho inovador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Lazzarotti, Unoesc

Doutorado em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2012). Mestrado em Administração Gestão Moderna de Negócios pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2004). Atua como Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) no Mestrado Profissional em Administração. Sua pesquisa e sua produção técnica e tecnológica estão focadas em título do Projeto Integrador. É consultor e instrutor credenciado no Sebrae/SC e membro do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unoesc. Principais áreas de interesse na pesquisa: inovação e estratégia; marketing e empreendedorismo.

João Marcos de Oliveira Varela, Unoesc

Graduando do curso de Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina- Unoesc, campus de Joaçaba. Colaborador da Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL).

Downloads

Publicado

05-09-2014

Como Citar

Lazzarotti, F., & Varela, J. M. de O. (2014). RECURSOS PARA INOVAÇÃO E DESEMPENHO INOVADOR EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 226. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5460

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>