CARACTERÍSTICAS DERMATOGLÍFICAS E AS VARIAÇÕES DOS TIPOS DE CÂNCER DE MAMA EM MULHERES

Autores

  • Rudy José Nodari Júnior Unoesc
  • Vanessa Sabrina Stefanes
  • Gracielle Fin

Resumo

O câncer de mama é a segunda neoplasia de maior índice de morte, sendo a patologia que mais acomete as mulheres brasileiras. A análise de diversos fatores vem sendo utilizada para que seja mais fácil a identificação da doença e para um eficaz tratamento, considerando as características herdadas. As causas do câncer de mama não são conhecidas, qualquer mulher pode desenvolvê-lo; algumas são consideradas mais predisponentes a desenvolver do que outras em razão de vários fatores. O objetivo principal deste estudo foi correlacionar os tipos de Câncer de Mama com a dermatoglifia. Para isso, foram coletados dados por meio de prontuários fornecidos pelo Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) e o método para a coleta das impressões digitais foi o Dermatoglífico, proposto por Cummins e Midlo (1961), por intermédio do Leitor Dermatoglífico, validado por Nodari Júnior (2009). A amostra foi composta por 400 mulheres, sendo 200 com diagnóstico de câncer de mama já em tratamento no serviço de oncologia do HUST e 200 sem diagnóstico de câncer de mama, formando o grupo controle. As 200 mulheres, com câncer de mama foram classificadas com predominância ao tipo histológico Ductal= 151 mulheres e Lobular= 22 mulheres. Foram correlacionadas as 200 amostras do tipo histológico com a dermatoglifia, encontrando diferença significativa entre os dois grupos. No Grupo A (Câncer Ductal), houve predominância de Presilha Ulnar em todos os dedos, quando comparado ao Grupo Controle. No Grupo B (Câncer Lobular), houve predominância de Presilha Ulnar em nove dedos com exceção do segundo dedo da mão direita que apresentou Verticilo, quando comparado ao Grupo Controle. Por meio desse estudo percebemos a importância da dermatoglifia em identificar os padrões dermatoglíficos e dos tipos de câncer de mama em mulheres. Após correlacionar os tipos histológicos de câncer de mama e a dermatoglifia das portadoras da doença e de um grupo controle sem a doença. Não foi demonstrada correlação entre a quantidade de linhas entre os grupos, porém, foi encontrada diferença entre os padrões ou figuras dos dedos das mãos.

Palavras-chave: Dermatoglifia. Tipos de Câncer de Mama. Mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudy José Nodari Júnior, Unoesc

Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, coordena o Laboratório de Fisiologia do Exercício desta Instituição e é membro permanente do programa de pós-graduação nível mestrado (Mestrado em Biociências na Saúde - em formação).

Downloads

Publicado

04-09-2014

Como Citar

Nodari Júnior, R. J., Stefanes, V. S., & Fin, G. (2014). CARACTERÍSTICAS DERMATOGLÍFICAS E AS VARIAÇÕES DOS TIPOS DE CÂNCER DE MAMA EM MULHERES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 182. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5455

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>