O DISCURSO DE ACADÊMICOS DE DIVERSOS CURSOS DA UNOESC (CAMPUS XANXERÊ) SOBRE A HOMOAFETIVIDADE

Autores

  • Fábio Augusto Lise Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Marivane Clarice Hasckel Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

A homoafetividade, ou seja, a relação de afeto entre pessoas do mesmo sexo é um assunto que vem ocupando cada vez mais espaço em nossa sociedade atual. Isso porque esse seguimento populacional é vítima de preconceitos, por pertencerem a uma minoria social. Diante dessa realidade social, o questionamento sobre como esse tema está sendo encarado nas universidades torna-se extremamente pertinente, pois o espaço universitário tem o importante papel social de desenvolver reflexões necessárias ao desenvolvimento da sociedade. Assim, esta pesquisa objetivou a compreensão dos discursos de universitários de diversos cursos superiores da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) de Xanxerê sobre a homoafetividade, pretendendo, dessa forma, identificar os conceitos que envolvem os discursos dos acadêmicos sobre o tema, como também perceber como os participantes do estudo lidam com as questões de gênero na universidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com desenho de pesquisa participante. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada. Os participantes da pesquisa foram 10 acadêmicos com idades entre 18 e 40 anos de diversos cursos superiores da Unoesc de Xanxerê. Como instrumento de análise dos dados, utilizou-se a ferramenta metodológica análise de discurso. Entre os principais resultados obtidos, destaca-se o preconceito presente nos discursos dos acadêmicos referente às questões de gênero, bem como o uso de termos substitutivos ao referir-se à homoafetividade, e a necessidade de falar o que é politicamente correto. Além disso, os acadêmicos entrevistados destacaram como medidas de diminuição do preconceito a empatia e campanhas de conscientização sobre o tema.

Palavras-chave: Discurso sobre homoafetividade. Discursos de acadêmicos. Análise de discurso. Conceitos sobre a homoafetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Augusto Lise, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Docente do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Marivane Clarice Hasckel, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Docente do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Lise, F. A., & Hasckel, M. C. (2014). O DISCURSO DE ACADÊMICOS DE DIVERSOS CURSOS DA UNOESC (CAMPUS XANXERÊ) SOBRE A HOMOAFETIVIDADE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 445. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5438

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>