PERFIL CINEANTROPOMÉTRICO DE ATLETAS DE MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS DO MUNICÍPIO DE JOAÇABA

Autores

  • Rudy José Nodari Júnior Unoesc
  • Rubiany Lelahel Borrille
  • Mariarosa Mendes Fiedler

Resumo

Por meio das pesquisas realizadas em 2011, mediante avaliações antropométricas obtidas a partir dos protocolos realizados com os atletas em idade escolar, objetivou-se verificar se é possível compreender a evolução deles. O objetivo principal foi identificar o perfil cineantropométrico de atletas de modalidades esportivas individuais do município de Joaçaba. Utilizou-se como método o manual PROESP- BR , pois é composto de testes específicos para traçar o perfil cineatropométrico dos atletas e como complemento foi coletada a impressão digital (ID) por intermédio do Leitor Dermatoglífico. Os resultados foram a partir da amostra do estudo que é composta por 198 atletas, 117 do sexo masculino com média de idade 12,8 ± 1,35 anos e 81 do sexo feminino com média de idade 12,1 ± 1,36 anos, das modalidades de judô, natação, tênis de mesa, tênis de campo e xadrez. Para a realização da pesquisa foi utilizado manual PROESP-BR, no qual os atletas apresentaram resultados semelhantes ou iguais aos dados das pesquisas comparadas atendendo às respectivas classificações. Na dermatoglifia, modalidade tênis de mesa de ambos os sexos, por meio dos gráficos, a presilha ulnar (LU) é observada como o desenho que aparece com mais frequência. A pesquisa composta por diferentes modalidades foi comparada a outras pesquisas com indivíduos em idade escolar, mas que não participavam de nenhuma escolinha da sua região e na comparação dos dados foi possível observar que na maioria dos testes os meninos obtiveram percentual maior que o das meninas.

Palavras-chave: Atleta. Modalidade individual. Cineantropometria.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudy José Nodari Júnior, Unoesc

Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, coordena o Laboratório de Fisiologia do Exercício desta Instituição e é membro permanente do programa de pós-graduação nível mestrado (Mestrado em Biociências na Saúde - em formação).

Downloads

Publicado

04-09-2014

Como Citar

Nodari Júnior, R. J., Borrille, R. L., & Fiedler, M. M. (2014). PERFIL CINEANTROPOMÉTRICO DE ATLETAS DE MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS DO MUNICÍPIO DE JOAÇABA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 217. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5436

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>