ESTUDO DOS SISTEMAS EMBARCADOS DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANTs) DE ASA FIXA

Autores

  • Douglas Roberto Zaions UNOESC
  • Gustavo Felipe Plattau

Resumo

Com o crescente desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados (VANTs) de asa fixa no mercado brasileiro e considerando a sua importância estratégica para a realização de diversas missões, tanto civis quanto militares, identificou-se a necessidade de entender e compreender o funcionamento dos VANTs e principalmente identificar os sistemas embarcados necessários para a realização de um voo completo e autônomo. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi estudar os sistemas embarcados de VANTs de asa fixa e avaliar os sistemas comercialmente disponíveis em termos de aplicações, funcionamento, tecnologias envolvidas, incertezas de medição e custos para a aquisição. A pesquisa iniciou com o levantamento do estado da arte de VANTs visando compreender as variáveis envolvidas na seleção e especificação dos sistemas embarcados. Após, o levantamento bibliográfico identificou os principais sistemas embarcados para o monitoramento e controle, o funcionamento às tecnologias envolvidas e as incertezas de medição. Por fim, para atender às necessidades do protótipo de um mini-VANT denominado Protótipo Alfa 1 desenvolvido em convênio com a Unoesc/Sebrae/Fapesc/Programa Sinapse da Inovação, destinado ao Monitoramento Fluvial, fez-se um estudo aprofundado visando identificar comercialmente os sistemas embarcados mínimos necessários para a realização de um voo autônomo, para a aquisição de imagens aéreas bem como para os meios necessários ao processamento das informações do voo e envio para a Estação de Controle Terrestre (ECT). Como resultado da pesquisa, tem-se a definição de um conjunto de sistemas embarcados necessários para o protótipo Alfa 1 e a relação de fornecedores e custos de aquisição. Além do mais, o conhecimento técnico e científico obtido habilita o grupo de pesquisadores a aprofundar ainda mais as pesquisas relacionadas com VANTs.

Palavras-chave: Veículos aéreos não tripulados (VANTs). Sistemas embarcados.

 

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Biografia do Autor

Douglas Roberto Zaions, UNOESC

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Maria em 1993. Em 1994 iniciou o curso de especialização em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina obtendo o grau de Especialista em Engenharia Mecânica. Em 2003 concluiu o curso de Mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de concentração de Gerência, desenvolvendo o trabalho intitulado Consolidação da Metodologia da Manutenção Centrada em Confiabilidade em uma Planta de Celulose e Papel. Atualmente é doutorando do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina na área de concentração de Projeto de Sistemas Mecânicos. Foi Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica de março/2000 até março/2006 e do Curso de Tecnologia em Processos Industriais – Modalidade Eletromecânica de março/2000 até Junho/2002 da UNOESC – Joaçaba. Conselheiro Estadual e membro da Câmara Especializada de Engenharia Industrial do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Santa Catarina, CREA – SC no período de janeiro de 2001 até dezembro de 2003. Também foi Diretor do CREA – SC no período de janeiro de 2002 até dezembro de 2002. Quinze anos de docência em cursos técnicos, tecnológicos, engenharia e especialização na área mecânica. Professor de várias disciplinas da área de projetos nos cursos Técnico em Mecânica e Eletromecânica do SENAI – CET Joaçaba. É Professor do curso de Engenharia de Produção Mecânica da UNOESC – Joaçaba onde atua nas disciplinas de Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Mecanismos, Processos de Usinagem e Comando Numérico, Pesquisa Operacional, Projeto de Sistemas Mecânicos e Manutenção Mecânica. É também pesquisador nas áreas de Projeto e Manutenção Industrial. Professor dos cursos de Especialização em Engenharia de Manutenção Industrial e Engenharia de Produção da Universidade do Oeste de Santa Catarina ministrando respectivamente a disciplina de Manutenção de Elementos de Máquinas, Técnicas e Procedimentos de Mantenção e Gestão da Manutenção. No curso de Especialização em Projetos de Sistemas Mecânicos atua nas disciplinas de Metodologia de Projeto de Sistemas Mecânicos e Projeto para a Confiabilidade e Mantenabilidade. É perito técnico judicial, desenvolvendo trabalhos nas áreas automotiva e industrial na busca de causa raiz de falhas.

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Publicado

04-09-2014

Como Citar

Zaions, D. R., & Plattau, G. F. (2014). ESTUDO DOS SISTEMAS EMBARCADOS DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANTs) DE ASA FIXA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 201. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5399

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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