ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO ESTRUTURA, SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE

Autores

  • Eduarda Magalhães Dias Frinhani UNOESC
  • Édina Mota Debus UNOESC

Resumo

Os laboratórios de pesquisa de universidades são instituições peculiares em razão da sua tríplice missão de se dedicar à pesquisa, ensino e extensão dentro das políticas gerais das universidades brasileiras. O Laboratório Estrutura, Saneamento e Meio Ambiente da Unoesc Joaçaba, em funcionamento desde 2006, atende à comunidade da região prestando serviços de análise físico-química e microbiológica de água e efluentes além da execução de projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso. Em parceria com o Laboratório de Solos do Campus aproximado de Campos Novos, analisa 58 parâmetros, a maioria, seguindo as recomendações do Standard Methods for the Examination of water & wastewater. Conta em sua infraestrutura com vários equipamentos, como: espectrofotômetro UV-visível, fotômetro de chama, sistema soxhlet para a extração de óleos e graxas, pHmetros, turbidímetro, condutivímetro e equipamentos para a realização de análise microbiológica, determinação de demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e demanda bioquímica de oxigênio (DQO) e outros parâmetros. Com média anual de 664 amostras nos anos de 2011 a 2013, tem analisado amostras de água não tratada provenientes de rios, açudes, poços e fontes, além do monitoramento de água potável de hospitais, farmácias e residências e águas industriais. Com o desenvolvimento das atividades de pesquisa, avaliou-se a qualidade das águas do Rio do Peixe e do Rio do Tigre e a qualidade das águas captadas de poços e fontes da região Meio- Oeste. Com a realização de projetos de pesquisa, parcerias do laboratório com empresas de consultoria e órgãos ambientais, é realizada a análise de efluentes domésticos, industriais (frigoríficos, curtumes, laticínios, extração de óleo, produção de celulose e papel, hidrelétricas e outras) e comerciais (caixa separadora água e óleo de postos de combustíveis, oficinas mecânicas e outras); etapa essencial para a verificação da eficiência dos sistemas de tratamento e atendimento aos padrões de lançamento de efluente estipulados nas leis estaduais e federais.

Palavras-chave: Laboratório. Análise. Efluente. Água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Magalhães Dias Frinhani, UNOESC

Bacharel em Química, Mestre em Agroquimica e Doutora em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora da Área de Ciências Exatas e da Terra da UNOESC Joaçaba.

Édina Mota Debus, UNOESC

Biológa formada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) campus de Joaçaba. Técnica do laboratório de Estrutura, Saneamento e Meio ambiente da Unoesc.

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Frinhani, E. M. D., & Debus, Édina M. (2014). ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO ESTRUTURA, SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 237. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5384

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão