A RELAÇÃO ENTRE AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO E A INDÚSTRIA GRÁFICA OFFSET NA MICRORREGIÃO DA AMMOC EM SANTA CATARINA

Autores

  • Silvia Spagnol Simi dos Santos UNOESC
  • Jaqueline Romualdo

Resumo

Agências de comunicação e de produção gráfica em geral tiveram um grande avanço até chegarem ao contexto em que se encontram hoje. Buscando conhecer como agências e gráficas trabalham, o objetivo principal do projeto foi analisar qual a compreensão existente entre uma e outra. A metodologia adotada foi de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com a aplicação de dois questionários, sendo um para as gráficas e outro para as agências de comunicação. O universo em questão foi a região da Associação dos Municípios do Meio-oeste Catarinense (AMMOC), abrangendo treze municípios; existem sete agências e oito gráficas na sua totalidade. Quanto à amostra, conseguimos atingir às 7 gráficas Offset e 4 das 7 agências de comunicação. Os questionários foram elaborados, inseridos no Google Docs e enviados por e-mail para cada agência de comunicação e gráfica, entre os dias 25 e 30 de outubro de 2013. O resultado da análise dos questionamentos possibilitou compreender que produtores gráficos têm um nível a mais na formação se comparado a arte-finalistas da referida região, porém, ambos têm a renda mensal parecida. Observou-se também que os fatores que provocam os erros nas impressões são percebidos somente depois da impressão e finalização dos materiais e provêm tanto das agências quanto das gráficas, porém esses erros não interferem no bom relacionamento que ainda acontece entre as duas partes.

Palavras-chave: Agência de comunicação. Impressão Offset. Gráfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Spagnol Simi dos Santos, UNOESC

Possui graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda, Especialização em Comunicação e Marketing e Especialização em Novas Mídias, Rádio e TV e é Mestre em Ciências da Linguagem, com foco na linguagem não verbal. Atualmente é Coordenadora dos cursos de Comunicação Social da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC campus de Joaçaba, e professora em várias disciplinas nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Radialismo.

Downloads

Publicado

03-09-2014

Como Citar

Simi dos Santos, S. S., & Romualdo, J. (2014). A RELAÇÃO ENTRE AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO E A INDÚSTRIA GRÁFICA OFFSET NA MICRORREGIÃO DA AMMOC EM SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 115. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5256

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>