JOGOS DE REALIDADE VIRTUAL (RV) E REALIDADE AMPLIADA (RA) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marcia Psydunik

Resumo

Os avanços tecnológicos têm se espalhado tão rapidamente em todos os campos e possibilitam uma interação presencial ou virtual. É cada vez mais frequente o uso da internet por crianças e adolescentes que demonstram ter domínio total das tecnologias, embora as mudanças aconteçam diariamente. Uma grande parcela de crianças, atualmente, está intimamente ligada às tecnologias, em especial aos jogos de RA e RV, como videogames, computadores, simuladores os quais estimulam a curiosidade e o interesse. O presente estudo tem como objetivo analisar as opiniões dos professores de Educação Física dos Municípios de Alpestre e Planalto sobre a utilização dos jogos de realidade ampliada (RA) e realidade virtual (RV) em suas aulas. Participaram deste estudo dez professores de Educação Física. Esta é uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo de opinião e descritiva. Foi utilizada a análise de conteúdo para tratamento dos dados coletados, por meio de entrevistas. Os sujeitos relataram ter conhecimento básico a respeito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), porém, no seu cotidiano, não costumam aproveitá-los em ambiente escolar. Muitos concordaram em utilizar os jogos de RA e RV em suas aulas e relataram que teriam que fazer curso de capacitação para depois poder trabalhar. Para os educadores, os jogos de RA e RV são comuns para a sociedade, mas, para serem inseridos nas escolas, é necessário que ocorram modificações estruturais no ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação Física. Jogos realidade virtual. Jogos de realidade ampliada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Oliveira, S. R. de, & Psydunik, M. (2014). JOGOS DE REALIDADE VIRTUAL (RV) E REALIDADE AMPLIADA (RA) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 60. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5245

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)