PROPOSTA DE UM CONTO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DO XADREZ PARA AS SÉRIES ESCOLARES INICIAIS

Autores

  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adriana Aparecida Cheski Acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina, de Chapecó

Resumo

O xadrez é um esporte conhecido por desenvolver inúmeras valias aos seus praticantes, como as cognitivas, as sociais e as mentais. Por esse motivo, ele deve ser incluído como conteúdo curricular e interdisciplinar no âmbito escolar desde a fase inicial. A literatura infantil, reconhecida como gênero linguístico serve como forma de criar experiências que envolvam a palavra e a imaginação. Entendo que esse jogo ocorre com a junção de imagens e, além de divertir, ajuda no desenvolvimento da cultura, da reflexão, da familiaridade com a escrita e da imagem mental de outros objetos envolvidos. Por isso, este estudo propôs uma aproximação entre o campo das Letras e da Educação Física. Seu objetivo foi o de criar um conto como ferramenta para o ensino do xadrez nas séries iniciais. O método filosófico foi adotado, seu discurso teve como amostra alvo crianças entre 6 e 8 anos de idade. As lições de ensino de xadrez de nível iniciante de um curso normal foram utilizadas como conteúdo do conto, a saber, nome das peças e sua movimentação, posicionamento das peças no tabuleiro, turnos de jogadas e forma de captura das peças. A analogia utilizada consistiu na relação de um Rei e seu Reino, sobre a necessidade de expandir o reino para conseguir melhorar qualidade de vida para os seus cidadãos. A construção do conto em si passou pelas seguintes fases: 1) Encontrar a linguagem adequada; 2) Causar conexão entre as mensagens, deixando-as interligadas; 3) Criação e aprimoramento das imagens utilizadas em cada mensagem; 4) Diminuição ao máximo possível no comprimento das frases; e, 5) Diminuição na quantidade de mensagens para a transmissão completa do conto. Como resultado, um conto de 32 mensagens e imagens juntas foi criado. Uma descrição final sobre as lições de moral produzidas no conto foi realizada e validada socialmente com alunos do sétimo período do Curso de Educação Física; foi encontrada como lição de moral principal a Solidariedade. Uma vez concluídos esses passos, foi possível classificar a obra como um conto de fadas. A determinação da efetividade do conto não foi realizada, espera-se concluí-la em estudos futuros.

Palavras-chave: Xadrez. Conto. Educação Física. Séries iniciais. Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pela Universidade de Barcelona.

Professor da UNOESC-Chapecó.

Adriana Aparecida Cheski, Acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina, de Chapecó

Acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina, de Chapecó

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Zawadzki, P., & Cheski, A. A. (2014). PROPOSTA DE UM CONTO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DO XADREZ PARA AS SÉRIES ESCOLARES INICIAIS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 68. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5123

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>