REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O COMPORTAMENTO DE FLERTE MASCULINO PARA MULHERES:

RESULTADOS PRELIMINARES

Autores

  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.
  • Ana Gleica Meggiolaro

Resumo

A partir dos relacionamentos e dos fatores envolvidos no processo inicial, que incluem o flerte e a conquista, surge a necessidade de compreender os comportamentos relacionados, sendo assertivos ou não. Assim, esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações sociais sobre o comportamento de flerte masculino a partir da população feminina, incluindo as crenças e atitudes associados. Sendo que participarão 12 indivíduos do sexo feminino, por meio de entrevista individual semi-diretiva em profundidade. Os dados obtidos serão analisados através de estatística descritiva, com auxílio do programa estatístico StatisticalPackage for Social Sciences (SPSS- versão 17.0) e do Iramutec. As evidências levantadas até o momento demonstram que a maioria das mulheres já vivenciou situações envolvendo comportamentos de flerte inadequados, como: abordar sendo direto em relação ao objetivo, tocar, agarrar ou beijar sem permissão ou ao menos conversar antes, interpretar um papel somente para seduzir, entre outros, os quais causaram constrangimento e recusa. Também salietaram que o recomendado seria que os homens se interessassem por características subjetivas, não somente a aparência. Desta forma, obtendo informações de como decorre o flerte a partir da percepção das mulheres, pode-se desenvolver meios adequados e que sejam respeitosos no momento de interação com a finalidade de estabelecer relações momentâneas ou até mesmo a longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).

Downloads

Publicado

23-08-2019

Como Citar

Schlösser, A., & Meggiolaro, A. G. (2019). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O COMPORTAMENTO DE FLERTE MASCULINO PARA MULHERES:: RESULTADOS PRELIMINARES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e21689. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21689

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>